TAG dos Livros Clássicos

Depois de um tempinho sem responder TAGs literárias por aqui, vamos retomar desta vez falando sobre livros clássicos, histórias que seguem bastante pertinentes, praticamente atemporais e que continuam nos encantando. Vi essa no canal da JotaPluftz (vocês podem ver o vídeo dela clicando aqui), mas ela foi traduzida pela Tatiana Feltrin (clique aqui para ver o vídeo da Tati).

Seguem as perguntas:

  1. Um livro superestimado que você não gosta.

Eu não posso dizer que o livro seja realmente superestimado, mas dentre a minha lista de livros já lidos e dos que comecei a ler, mas não terminei, só restou O Pêndulo de Foucault do Umberto Eco, um livro que infelizmente não me prendeu.

  1. Época sobre a qual você mais gosta de ler.

As histórias que se passam durante os séculos 18 e 19: tramas que abordam ou tem por pano de fundo a Revolução Francesa, a Era Vitoriana, as Guerras Napoleônicas, o período abolicionista…. Também são leituras constantes os livros do período entreguerras e da Segunda Guerra Mundial.

  1. Conto de fadas favorito.

Eu poderia escolher quaisquer um dos contos de fadas da Disney, afinal, cresci assistindo-os. Mas, da minha infância guardo com carinho A Princesinha escrito pela autora Frances Hodgson Burnett. Eu tenho quase certeza de que vi o filme primeiro (ele é de 1995), mas quando o livro caiu nas minhas mãos, me encantei ainda mais por essa história de resiliência e de esperança.

  1. Um clássico que você tem vergonha de não ter lido.

O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas). Não verdade não é vergonha de não ter lido. Se um dia tiver oportunidade lerei. O mesmo posso dizer de Grande Sertão: Veredas do João Guimarães Rosa.

  1. Top 5 de clássicos que pretende ler em breve.

Sem ordem de preferência: Os Miseráveis (Victor Hugo), Anna Kariênina (Liev Tolstói), A Redoma de Vidro (Sylvia Plath), Frankenstein (Mary Shelley) e As Meninas (Lygia Fagundes Telles).

  1. Livro ou série favorita baseada em um clássico.

Ao ler esta pergunta logo me veio à cabeça a releitura da Lenda Arthuriana escrita pelo Bernard Cornwell, de longe a trilogia é a minha obra favorita do autor.

  1. Filme favorito baseado em um clássico.

Orgulho e Preconceito, já perdi as contas de quantas vezes vi. E A Princesinha pela mudança no final que só tornou a história ainda mais emocionante.

  1. Pior adaptação para o cinema de um livro clássico.

O Retrato de Dorian Gray, ainda estou para conhecer alguém que gostou desse filme. Um filme muito ruim para um livro muito bom.

  1. Coleção de clássicos do qual gostaria de ter mais livros.

Conhece a Folio Society? Dê uma olhadinha nas obras de arte que eles publicam, você também ficará desejando algum (ou vários) para a sua estante.

  1. Um clássico subestimado que você recomenda.

Li A Cabana do Pai Tomás da Harriet Beecher Stowe quando estava no Ensino Médio e desde então não encontrei ninguém que tivesse lido o livro. Agora, com duas novas edições no mercado (e a da Carambaia já é um desejo mais do que desejado) esse cenário tende a mudar. E o livro da Harriet é um livro que merece ser lido e que pretendo reler.

 

 

*Free Online Logo Maker. https://www.designevo.com 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, TAGs

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s