O segundo desafio literário que decidi participar este ano foi o recém criado Desafio Viaggiando proposto pela Camila Navarro (veja o vídeo de apresentação do desafio aqui). Para quem não sabe a Camila é a idealizadora do Projeto 198 Livros aqui no Brasil e foi por influência dela que resolvi embarcar nessa viagem de ler um livro de cada país, então, claro que me animei em participar de um desafio que irá contribuir para dar um gás ao meu xodó dentre os meus projetos de leitura para a vida. São apenas dez categorias e somente uma regra, escolher livros de países diferentes para cada categoria. Vejam as minhas escolhas:
[Editado em Janeiro/2020]
- 1. Um livro censurado em seu país de origem. [Comecei a leitura em 2019, não finalizei]
- Foi a categoria que mais tive dificuldade em escolher um título, por falta de conhecimento mesmo, acabei tendo de apelar para a Svetlana.Título escolhido: A guerra não tem rosto de mulher (Svetlana Aleksiévitch)
- 2. Um livro que retrate uma religião não-cristã.Estou ensaiando ler a história de Malala há muito tempo, acho que finalmente é chegada a hora.Título escolhido: Eu sou Malala (Malala Yousafzai) [Lido – Resenha].
- 3. Um livro sobre a ditadura.Pensei em colocar a Lygia Fagundes Telles aqui, mas como já selecionei um do Brasil em outra categoria, vamos explorar a ditadura chilena com a Isabel Allende.Título escolhido: A Casa dos Espíritos (Isabel Allende) [Li Primavera num espelho partido (Mario Benedetti) no lugar – Resenha]
- 4. Um livro que retrate a situação das mulheres.Vamos de Venezuela nessa categoria.Título escolhido: Ifigênia (Teresa de la Parra) [Não lido].
- 5. Um livro que retrate a vida de imigrantes.Tenho vários livros aqui que se encaixam nessa categoria, mas vamos de Amin Maalouf porque quero garantir o Líbano para o projeto.Título escolhido: Os desorientados (Amin Maalouf) [Não lido].
- 6. Um livro sobre uma guerra fora da europa.A história de Ismael Beah até poderia ser ficção, mas na verdade é o retrato nu e cru de um sobrevivente de uma guerra que transformou crianças em soldados e dizimou milhares de serra-leoneses.Título escolhido: Muito longe de casa (Ismael Beah) [Lido – Resenha]
- 7. Um livro sobre genocídio.Outra guerra civil que dizimou milhares, dessa vez no Camboja.Título escolhido: À sombra da figueira (Vaddey Ratner) [Não ido].
- 8. Um livro sobre colonialismo.Vou de Jean Rhys nessa porque quero ler mais sobre a Dominica.Título escolhido: Vasto mar de sargaços (Jean Rhys) [Lido – Resenha].
- 9. Um livro sobre escravidão.Maria Firmina dos Reis é a primeira autora negra de que se tem notícia na literatura brasileira, foi também uma abolicionista e escreveu histórias em que defendeu os direitos dos negros. Nada mais justo do que escolher um livro dela para esta categoria.Título escolhido: Úrsula e outras obras (Maria Firmina dos Reis) [Lido – Resenha].
- 10. Um livro sobre um conflito ainda vigente.Infelizmente há muitos e muitos livros que se encaixam nesta categoria. Acabei escolhendo o livro do Atiq Rahimi que escolhi para representar o Afeganistão no projeto 198 livros.Título escolhido: Syngué sabour: pedra de paciência (Atiq Rahimi) [Lido – Resenha].
O desafio proposto pela Camila ficou bem legal né, nos propõe a ampliar bastante nossos horizontes de leitura. E aí, ficou animado(a) para participar também? Para quem quiser acompanhar as leituras do pessoal este ano, fiquem de olho na hashtag #desafioviaggiando nas redes sociais.
Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório
Oi, também estou participando do desafio. Já li dois dos seus escolhidos e temos duas metas em comum: Vasto mar de sargaços e À sombra da figueira. Boas leituras!
CurtirCurtir
Oi Roberta, tudo bem? Quais você já leu? Finalizei a leitura de Vasto mar de sargaços tem pouco tempo, gostei muito do livro. Vou guardar À Sombra da Figueira para mais para frente, estou precisando ler algumas leituras mais leves para contrabalançar as leituras mais tristes de atualmente. Obrigada pela visita e boas leituras para você também! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já li pedra de paciência há alguns anos e A casa do espíritos no ano passado para o meu projeto pessoal, 1000 lugares para conhecer antes de morrer.
CurtirCurtir
Que legal! Esse projeto parece ser interessante. O pedra de paciência escolhi para ser o representante do Afeganistão no projeto 198 livros e o A casa dos espíritos eu acabei não lendo para o Desafio Livrada do ano passado, então coloquei na lista novamente. Você postou sua lista do desafio? Fiquei curiosa hehehe.
CurtirCurtir
Oi, Nubia. Publiquei sim, segue o link: https://historiaspelochao.wordpress.com/2019/01/06/desafio-viaggiando/
Se tiver um tempinho e quiser conferir os posts do meu projeto: https://historiaspelochao.wordpress.com/tag/projeto-1000-lugares-para-conhecer-antes-de-morrer/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal Roberta! Acompanharei com carinho o seu projeto, é bem provável que me ajude muito no meu projeto de Volta ao mundo em 198 Livros! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nos ajudaremos mutuamente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: TAG 50% | Blablabla Aleatório
Pingback: Balanço Literário: Desafios e Projetos Literários | Blablabla Aleatório