Balanço Literário: Desafios e Projetos Literários

Sei que já fiz um post de retrospectiva literária, mas o foco deste aqui é ser mais específico acerca dos desafios literários que me propus a participar e, sobre o andamento do Projeto Literário Volta ao Mundo em 198 Livros.

No ano passado decidi participar de três desafios literários: o Desafio Livrada!, o Desafio Viaggiando e o Desafio #LendoMaisMulheres2019 – edição especial autoras negras. Para este último acabei não postando uma lista de prováveis leituras aqui no blog, como fiz para os outros dois. Aliás, se vocês quiserem ver como ficou a lista final dos meus desafios, cliquem nos links aí em cima. Novamente eu flopei em todos e agora vocês podem estar se perguntando o porquê de eu continuar participando de Desafios se nunca consigo cumpri-los. Bem, como escrevi por aqui em uma postagem no ano passado, participar de desafios literários tem contribuído para ampliar meu horizonte de leituras me levando a cogitar a leitura, e em vários casos ler, obras que de outra forma talvez não lesse. Eles também me fazem olhar com outros olhos para minha estante e finalmente colocar como meta aquele livro que não via a hora de comprar, mas que acabou sendo esquecido pouco depois.

O Desafio Livrada como sempre, contou com 15 categorias, das quais eu consegui cumpri sete. Dentre esses, finalmente li um livro da Conceição Evaristo e outro da Lygia Fagundes Telles; conheci outra ótima autora brasileira que nunca nem tinha ouvido falar, a Ana Miranda; e, li mais alguns livros para o 198 Livros.

O Desafio Viaggiando tinha dez categorias, dessas eu li seis e de quebra já garanti mais cinco países para o Projeto 198 Livros.

Finalmente, o Desafio #LendoMaisMulheres2019 – edição especial autoras negras tinha 12 categorias, das quais eu li sete. Sete obras, escritas por seis diferentes mulheres negras. Uma representatividade que já fez valer a minha participação. Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie, Jarid Arraes, Toni Morrison, Maria Firmina dos Reis e bell hooks.

Neste ano, decidi não participar do Desafio Livrada, resolvi experimentar o Desafio do Literature-se (logo mais posto a minha lista de leituras escolhidas) em seu lugar. Acho que com ele conseguirei dar uma boa movimentada nos livros da minha estante e finalmente ler vários títulos que estão há tempos esperando para serem lidos. Ainda estou na torcida por uma segunda edição do Desafio Viaggiando e já fiquei sabendo que o #LendoMaisMulheres não terá uma edição este ano. Então, por ora sigo apenas com um desafio e pensando talvez em participar de mais algum. Alguma sugestão?

Em 2019 eu li livros de 13 países diferentes, sendo que os Estados Unidos seguido de perto pelo Brasil representaram quase metade de todos os livros que li ano passado. Ainda assim, consegui angariar mais 10 países para o Projeto Volta ao Mundo em 198 Livros: Afeganistão, Albânia, Argentina, Brasil, Dominica, Espanha, Itália, Paquistão, Serra Leoa e Uruguai. Quero muito ler mais livros para o projeto agora em 2020. Com apenas 32 livros lidos, ainda tenho uma longa jornada pela frente.

3 Comentários

Arquivado em Desafios Literários, Leia Mulheres, Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia, Volta ao Mundo em 198 Livros

3 Respostas para “Balanço Literário: Desafios e Projetos Literários

  1. Oi, consegui cumprir o Desafio Viaggiando em janeiro. Vou fazer um balanço dele. O posto deve sair no domingo dia 02. O desafio Literature-se está muito bom mesmo. Tomara que haja um Viaggiando II. Boas leituras!

    Curtido por 1 pessoa

    • Nubia Esther

      Que legal Roberta! Ontem finalizei mais um livro que também estava na lista do projeto (aumentei para 70% de aproveitamento hahaha). Depois vou lá ver o seu post de conclusão. Seria muito bom mesmo se a Camila lançasse a segunda edição do desafio, mesmo não cumprindo todas as categorias eu amei participar. E o da Literature-se acompanhei ano passado como espectadora, mas este ano bateu uma vontade enorme de experimentar. As categorias irão me permitir dar uma boa movimentada na minha estante. =)

      Curtir

  2. É ótimo quando um desafio nos empolga. Adorei participar do Viaggiando. Bom Literature-se!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s