Como já comentei por aqui, este ano decidi fazer uma troca nos Desafios Literários dos quais participo desde 2018. Este ano decidi não fazer o Desafio Livrada! porque decidi experimentar o Desafio Literature-se idealizado pela Mell Ferraz do Literature-se, Vejam o vídeo de apresentação do desafio aqui.
Mas, por que a troca? Este ano decidi priorizar desafios que me fizessem finalmente ler os livros que tenho na estante, mais do que me tirar da zona de conforto por me levarem a ler algo que nunca leria por minha própria escolha. Deixarei essa tarefa à Tag Curadoria que a tem realizado com muita propriedade. Então, sem mais delongas, vamos às categorias e aos livros que escolhi para cada uma delas. Para algumas eu tenho mais de uma opção, ainda não decidi qual lerei, quem sabe os dois?
1. Um clássico pouco conhecido.
Uma galera escolheu Jude, O Obscuro do Thomas Hardy, mas como já o li ano passado, resolvi ficar com o romance da Harriet Beecher Stowe, que antes das novas edições era pouco conhecido. Na verdade, aqui é uma releitura, desta vez na edição completa (porque eu o li ainda na infância naquelas edições adaptadas).
Título escolhido: A Cabana do Pai Tomás (Harriet Beecher Stowe)
2. Romance Policial.
Vamos de Dennis Lehane nessa, preciso continuar a ler os livros da série Kenzie e Gennaro. É mais uma releitura, mas já tem mais de uma década que o li pela primeira vez e desta vez estou lendo ou relendo os livros dessa série na ordem cronológica.
Título Escolhido: Gone, Baby, Gone (Dennis Lehane)
3. Literatura de cárcere.
Resolvi pegar um livro que estava há muito tempo perdido na estante. A obra traz a história de Amanda Lindhout e suas memórias dos 460 dias que foi mantida em cativeiro, depois que foi sequestrada na Somália em 2008.
Título Escolhido: A Casa do Céu (Amanda Lindhout & Sarah Corbett)
4. Autoficção.
Aqui não consegui me decidir. Ou me enveredo por outro livro do Carlos Heitor Cony, ou finalmente começo a ler Simone de Beauvoir).
Títulos Escolhidos: Quase Memória (Carlos Heitor Cony)
Mal-entendido em Moscou (Simone de Beauvoir)
5. Livro censurado.
Vamos de Harper Lee e colocar esse clássico estadunidense na lista dos livros lidos para o Projeto Literário Volta ao Mundo em 198 Livros.
Título Escolhido: O Sol é Para Todos (Harper Lee)
6. HQ.
Quadrinhos e divulgação científica? É claro!
Título Escolhido: Neurocomic (Hana Ros & Matteo Farinella)
7. Narrativa Epistolar.
Outro que finalmente será lido (assim espero!).
Título Escolhido: As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)
8. Literatura oriental.
Esta foi outra categoria que deu trabalho escolher só um, então coloquei logo dois.
Título Escolhido: As Boas Mulheres da China (Xinran)
9. Pacto Fáustico.
O único que eu tenho na estante eu já li (O retrato de Dorian Gray). Vou deixar esta categoria em aberto caso eu resolva adquirir alguma obra especificamente para ela. Ler finalmente Grande Sertão: Veredas seria bem interessante…
10. Ficção Científica.
É claro que não poderia deixar de colocar ele aqui, porque tem uma nova adaptação cinematográfica vindo aí.
Título Escolhido: Duna (Frank Herbert)
11. Poesia.
Finalmente lerei Manoel de Barros.
Título Escolhido: Meu Quintal é Maior do que o Mundo (Manoel de Barros)
12. Geração de 30 BR
Vamos de Jorge Amado que eu estou ensaiando ler este livro desde o ano passado.
Título Escolhido: Capitães da Areia (Jorge Amado)
Alguém aí também irá participar do Desafio? Para quem quiser acompanhar as leituras do pessoal este ano, fiquem de olho na hashtag #DesafioLiteratureSe2020 nas redes sociais.