Uma Breve História das Mentiras Fascistas (Federico Finchelstein)

Numa época em que a disseminação de fake news mais do que nunca tem moldado a nossa vida em sociedade, a leitura do livro escrito pelo historiador Federico Finchelstein vem para fornecer um breve histórico do fascismo e dos movimentos políticos originados a partir deste, enfocando como a construção histórica das mentiras fascistas lançou as bases para o fenômeno da pós-verdade e a manipulação das multidões. Por que alguns boatos prosperam nas redes sociais? Como a desqualificação de quem ousa contradizer uma inverdade ajuda a manutenção desse status quo?

Do poder da propaganda para a manutenção do regime nazista; a mitificação da figura do líder; o posicionamento contrário à noção da falseabilidade científica; passando pela ascensão do revisionismo como ferramenta de normalização de políticas atuais, Finchelstein demonstra a importância de se debruçar sobre o passado para entender o presente no qual estamos imersos e se munir de conhecimentos para lutar contra o bombardeio de fake news diário.

“Ditadores e demagogos que negam a realidade e fazem da mentira uma política de governo encontram dificuldades para lidar com as consequências concretas daquilo que negam. Em alguns casos, se isolam ou se expõem e, pior ainda, expõem muitos outros às enfermidades. Diante delas, fascistas e pós-fascistas propõem soluções mágicas, e isso poderia, ou deveria, ter consequências devastadoras para os populistas mais extremistas e seus aliados fascistas. A mistura de fascismo, pós-fascismo, xenofobia e doença tem resultados letais; essas ideias se baseiam na mais absoluta irresponsabilidade. ” (página 14)

De forma bastante esmiuçada, o autor demonstra como as mentiras são deliberadamente transformadas em realidade e a importância da crença para isso acontecer. Tanto de quem cria quanto de quem é visado por quem criou. Em poucas páginas e dez capítulos, Finchelstein consegue entregar uma obra densa em conteúdo e em uma linguagem simplificada que torna a obra bastante aprazível para quem não tem costume de ler livros de ciência política (eu inclusa).

Leia uma amostra aqui:

Compre aqui:
Amazon Fnac

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Vestígio, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s