Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra (John Green)

“Maravilhando-me com a perfeição daquela folha, fui lembrado de que a beleza estética depende tanto de como e se você olha quanto do que vê. Do quark à supernova, as surpresas não acabam. O que está em falta é a nossa atenção, nossa habilidade e disposição para fazer o trabalho que a admiração requer.” (página 53)

Depois de me debulhar em lágrimas ou chorar de rir com as histórias ficcionais de John Green, quem poderia imaginar que na não ficção ele conseguiria o mesmo feito? Conseguiu, e com louvor.

Em Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra, Green traz uma série de textos curtos sobre os mais variados temas: música, pandemias, extinção da vida na terra, dinossauros, cinema, aquecimento global… Cada texto é finalizado com uma escala de estrelas, de uma a cinco, como nas resenhas de livros, mas estendendo essa experiência para a vida.

A criação do ar-condicionado e a sua influência na distribuição das populações humanas; as infecções bacterianas, a descoberta da penicilina e a resistência aos antibióticos; a forma de lidar com as doenças e como elas podem evidenciar ainda mais a divisão de classes; a invenção do Jogo Monopoly, anotações marginais em livros e a criação do teclado QWERTY. Em suma, um punhado de temas aleatórios, em sua maioria, presentes no nosso cotidiano. Alguns assuntos são mais próximos, outros, temas universais, mas mesmo naqueles fora da nossa realidade ou geração, é possível aproveitar um pensamento ou outro. É um livro que os denominados “colecionadores de conhecimentos inúteis” – que de inúteis não têm nada, ao menos para mim, irão adorar ler.

Leia uma amostra aqui:

Compre aqui:
Amazon Fnac

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra (John Green)

  1. Já me interessei. Vou atrás!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s