Entendo que se você gosta de livros de mistério com personagens interessantes você deve ler primeiro as aventuras do Inspetor Montalbano em Vigata na Sicilia escritas por Andrea Camillieri; acompanhar os casos do Comissario Kostas Jaritos em Atenas escritos por Petros Markaris, as reflexões do detetive Mario Conde descritas por Leonardo Padura, ou ainda as dúvidas que sempre assolam o Inspetor-chefe Chen em Shangai nas obras de Qiu Xiaolong. Todos eles, livros extraordinários, bem escritos e agradáveis de ler.
Sei também que você pode navegar por lugares mais exóticos, como as ruas do Cairo lendo a Trilogia do Cairo de Naguib Mahfuz, a vida em Shiraz no Iran lendo Simin Daneshvar ou mesmo Alexandria na véspera da grande guerra lendo o mais que extraordinário Quarteto de Alexandria de Lawrence Durrell.
Concordo, que se você gosta de boa literatura, você deveria correr agora mesmo para a livraria e comprar os contos completos de Ernest Hemingway, Flannery O’Connor e Raymond Carver, três dos maiores escritores que o mundo já conheceu; e também a obra completa da nossa Clarice Lispector que começa a ser reconhecida por todo o mundo.
Entendo também que se você quer dar uma oportunidade aos novos autores brasileiros você deve procurar as obras de Tatiana Salem Levy, Daniel Galera e Rafael Montes. Ainda que eles não lhe ajudem a entender como é a vida em São Paulo – pois para isso você terá de ler antes Plinio Marcos, João Antônio, Marcos Rey e especialmente o Eles eram muito cavalos do Luiz Rufatto – seus livros são todos de primeira grandeza.
Mas o problema é que mesmo, lendo tudo isso, você ainda não poderá compreender como a arrogância dos jardins da zona sul convive e contrasta com a selvagem luta pela sobrevivência das ruas do centro. Para isto você terá de ler as historias da Sereia de Vidro e acompanhar a vida de personagens como Ana Pérsia, madame sadomasoquista, dona de um ponto de drogas, ao mesmo tempo mulher bela e fascinante; Carmen, travesti de meia idade que quando se deprime esquece que tem um enorme par de seios e deixa a barba crescer; Coutinho que com menos de vinte anos comanda o crime organizado na região do Centro e da Santa Cecilia; e Madre Cristina, a freira que vive enclausurada mas sabe de tudo lendo as cartas de Tarô.
O livro da Sereia de Vidro que está sendo lançado este mês com a Editora Bússola é apenas a primeira destas histórias. Depois você vai mergulhar nos Os Crimes do Maluco Beleza, segundo livro com os mesmos personagens, onde um exótico assassino decide esquartejar mendigos nas ruas da cidade e onde você conhecerá Veronica, punk, de olhos verdes e cabeça raspada por ser zen budista, que ao mesmo tempo é uma das sicárias do comando; A festa da padroeira onde travestis são assassinados na Bela Vista; Mulheres guerreiras que conta as lutas de poder que mesclam o comando do crime e as escolas de samba, ou ainda A fogueira de São João onde a ruptura de um acordo leva a um conflito geral entre o comando e a Policia Militar. Tudo isso você apenas vai conhecer se começar desde já a ler a primeira história. Entendeu agora por que você tem que ler a Sereia de Vidro? E se você quiser checar, o livro esta disponível nas grandes livrarias do Rio de Janeiro e São Paulo, e também em todo Brasil através da Amazon.com.br e dos principais sites de venda de livros, tanto em versão impressa como digital.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |