Divagando sobre o Post A Day

Hoje eu coloquei um badge do projeto do WordPress de escrever um post por dia, o Post A Day 2011. Eu já falei dele em alguns posts anteriores, inclusive, mas eu acho que eu nunca falei exatamente porque eu decidi participar dele.

A verdade é que eu tenho uma dificuldade incrível de me expressar utilizando palavras. Eu sei que isso pode parecer estranho vindo de alguém que adora ler como eu. Acho que a gente acredita que ler e escrever estão intimamente ligados, mas para mim é bastante diferente. Eu sei as palavras, mas elas nunca são boas o suficiente para descrever o que eu quero dizer. Aí eu tento colocar meus pensamentos em papel, ou, neste caso, tela de computador, e eu não consigo.

Aí eu fico totalmente frustrada e essa frustração me impede de enxergar onde está ruim o que eu escrevi, e como melhorar, e eu fico ainda mais deprimida. Quando eu estava no colegial e tinha que escrever dissertações para treinar para o vestibular, eu tinha todas as idéias e argumentos, mas de alguma maneira, elas nunca eram capazes de ser organizar de uma maneira boa o suficiente para o texto ficar coeso e fazer sentido. Aí eu voltava para o círculo vicioso de frustração. Meus pais, coitados, ficavam quase tão desesperados quanto eu, de não saber  o que fazer para me ajudar a superar esse trauma que eu tenho. Eu prestei três vestibulares e quase não passei neles justamente por causa da redação. Depois que eu passei, por algum milagre desconhecido, eu nunca mais precisei organizar pensamentos e argumentos em um texto. Só em relatórios e, se você escreveu algum relatório na sua vida sabe do que eu estou falando, eles não são tão difíceis de escrever… Tirando relatórios de Iniciação Científica, estes sim me deram boas dores de cabeça durante os últimos meses da faculdade.

É aí que entra o Blablabla Aleatório e, mais importante, este projeto de fazer um post por dia. Porque eles me forçam a tentar. É como se eu tivesse de novo um motivo realmente importante para me fazer sentar na frente do computador e escrever; e, embora normalmente o produto não seja algo grandioso, é meu. Eu me superei e consegui escrever alguma coisa. Quem acompanha o Blablabla não está acompanhando apenas um projeto para o WordPress, está acompanhando um projeto pessoal, de superação. Eu quero deixar de ter medo de uma tela branca ou de uma folha branca. E, aos poucos, acho que posso estar conseguindo isso.

Obrigada se você leu até aqui, quer dizer que ou você é muito meu amigo e se importa com as baboseiras que eu escrevo, ou que eu consegui te cativar, leitor, e minha história pessoal de traumas com escrita chamou a sua atenção. De qualquer maneira, significou bastante para mim. Posso pedir mais um favor? Deixa um comentário. Pode ser só um “oi”, só para eu saber que você chegou até o fim e me fazer dar um sorriso a mais hoje.

10 Comentários

Arquivado em Simplesmente aleatório

10 Respostas para “Divagando sobre o Post A Day

  1. Avatar de Fábio Fábio

    Eu já te falei antes, mas vale reforçar: nunca vi coisas que você escreveu que considerei ruins ou mal escritas. E olha que eu já vi cada coisa de dar dor de cabeça de ler.

    E eu sou chato quando você me pede pra ler algo que escreveu pro blog. Acho que só teve uma vez que eu falei que não mudaria nada no texto. Todas as outras, eu dei ideias e fiz você mudar um monte de coisa, mas isso não significa que não estava bom antes.

    Oi 🙂

    Curtir

    • É como eu te disse em outras situações. Eu estou me esforçando faz anos para conseguir escrever melhor. Mas ainda assim, parece que eu vomito um monte de palavras e elas não têm coesão na história do texto.

      Você me dizer que os textos estão bons antes de eu postar ajuda bastante, de verdade, porque eu estou acostumada a ter um professor me dando dicas e enchendo o meu saco de críticas xD Obrigada mesmo por estar ao meu lado nessa luta contra uma das minhas maiores fraquezas.

      Oi =D

      Curtir

  2. Avatar de Nubia Esther Nubia Esther

    Oi! =)

    Tenho que te dizer que seu processo de superação está sendo um sucesso. Sério Mari, seus texto são bem escritos e coesos. Assino embaixo do que o Fábio comentou.

    =*

    Curtir

    • Obrigada, Núbia =D
      Espero um dia escrever que nem você e a Izze… Os textos das duas me deixam super desesperada para escrever mais e mais e sempre melhorar a qualidade. =)
      Bjos

      Curtir

  3. Oi! pq eu acho muito divertido acompanhar suas desventuras!
    diminui um pouquinha a distancia que aumentou tanto nesses ultimos meses!
    beijao!

    Curtir

    • Oi Manuu! Obrigada mesmo por acompanhar aqui =) Eu também sinto a maior falta dos encontros OMG que a gente fazia da noite pro dia em Sanca =/ É um dos problemas do tempo ir passando né? Fica de olho nas festas bacanudas e me avisa, agora estou ficando ryca e posso ir visitar a galera (até porque ainda tenho casa aí, com o Pedro xD)
      bjos!!!

      Curtir

  4. Oi o/

    Eu te entendo perfeitamente, Mari. Eu adoro escrever, sabe; de verdade. Mas minha dificuldade de colocar minhas ideias no papel/na tela em branco é um tento desesperadora. Bom é termos, mesmo, quem nos ajude, leia o texto e nos aponte o que está bom e o que pode ser mudado =)

    Mas continue assim, porque está se saindo muito bem, viu? Esse post, por exemplo, está muito bem escrito; tu escreveu de forma simples, onde entendemos claramente o contexto.
    E é assim que um texto deve ser ^^

    =***

    Curtir

    • Oi maninha!! Obrigada pela resposta, por ter lido e tal. É realmente um desafio muito grande fazer um post por dia, e mesmo quebrando com posts das manicures que eu ando usando, ainda sobra post que me faz quebrar o cérebro pra escrever xD
      É gostoso saber que quem acompanha aqui tem carinho por mim e aprecia a “dor” que é postar xD
      Tudo de bom linda!
      bjos

      Curtir

  5. \o/ Oi!
    Eu sempre gostei de ler bastante também, mas da mesma forma, escrever sempre foi uma barreira. Não redações de escola/vestibular, essas eu sempre consegui escrever bem, acho que pelo tema sempre definido e caráter imparcial.

    Minha dificuldade é em escrever sobre mim ou sobre minhas opiniões. Quando comecei a acompanhar blogs, me surgiu o desejo de criar um, mas me peguei pensando mais uma vez que eu não conseguiria escrever muito bem, e pior, que eu simplesmente não teria assuntos interessantes o suficiente para compartilhar…
    Vários incentivos depois, tomei coragem e comecei o blog e sinto que mais que tudo, ele é um exercício de expressão. Fui mudando minha forma de escrever resenhas, encontrando algumas coisas para escrever e principalmente, não ligando para se teria alguém para ler. kkkk

    Continue escrevendo!

    Bjocas

    Curtir

    • Oi =)
      Então, nossa dificuldade é o oposto. Eu consigo me descrever até que relativamente bem, mas quando tem um tema proposto eu me perco. Acho que eu detesto prazos e que me forcem a focar e ser objetiva… Mas o importante é lutar para vencer as dificuldades, o que eu estou fazendo aos poucos. E eu também não ligo se alguém lê, mas fico feliz que o façam hauehaueuahea bjos!!

      Curtir

Gostou do post, então comenta!