Alguns Memes Literários…

Oi galera, fui indicada para responder a dois memes literários e para evitar posts picados, resolvi responder ambos de uma vez só.

Meme Vale a Pena Ler um Livro


*Quem me indicou para responder esse meme foram as  meninas do Bookaholic World e a Ju do Supernova.

1 – Existe um livro que você leria muitas e muitas vezes sem se cansar? Qual?

Sem nem pensar muito o meu lado tolkieniano não me deixa escolher outro livro que não seja O Senhor dos Anéis, muitos reclamam que a descrição pormenorizada da obra é deveras cansativa, mas o que posso fazer se adoro detalhes, ainda mais são descritos de forma tão vívida e poética. Não me cansaria de ler e reler a obra tão cedo.

2 – Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto da sua vida, qual escolheria?

Eu poderia citar novamente O Senhor dos Anéis que não estaria mentindo, mas gosto de enveredar por outros caminhos, então, supondo que esta pudesse ser minha escolha eu escolheria O Grande Mentecapto de Fernando Sabino, um dos meus livros brasileiros favoritos e com o qual sempre me emociono e experimento uma miríade de sentimentos que vai da alegria à tristeza, da comemoração à revolta. Se só tivesse direito a escolher um companheiro para o resto da vida, Geraldo Viramundo seria garantia de uma vida repleta de aventuras.

3 – Indique um livro para que os outros possam ler.

Os dois livros citados anteriormente podem ser considerados indicações também viu! Mas, o livro que elejo aqui é A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón), a maneira como Zafón utiliza-se do universo literário para narrar a sua história é praticamente mágico. É quase possível imaginar estar a conversar com o Sr. Sempere sobre uma determinada obra em seu balcão. É possível imaginar os infinitos corredores do Cemitério dos Livros e até mesmo os cheiros dos livros. Imaginem quantos cheiros! Velho, novo, de papel amarelado…. E tudo isso girando em volta da história de Daniel e do autor Julián Carax, uma história misteriosa, perigosa (eis o Fumero que não me deixa mentir), sarcástica, humorada (que o diga o Fermín), melancólica (e eis que surge Nuria Morfort) e com um final surpreendente. O livro faz um verdadeiro tour pelas ruas da Barcelona das décadas de 40/50 e pelo mundo mágico da literatura.

4 – Indique 10 blogs para responder esse meme.

Vou deixar em aberto para que quiser responder.

 

Meme O Livro Perfeito 


*Quem me indicou para responder esse meme foram as  meninas do Bookaholic World.


Qual o gênero do livro perfeito?

Romance histórico, pode ter guerras, disputas políticas, crimes, romance…

Qual a época do livro perfeito?

Séculos XVI, XVII, XVIII…

Qual mocinho do livro perfeito?

Beren, o único mortal a voltar da morte em nome do amor.

Qual a mocinha do livro perfeito?

Lúthien Tinúviel, o par romântico de Beren. Juntos os dois são responsáveis por uma das mais belas histórias de amor do Quenta Simarillion.

Qual o vilão do livro perfeito?

Eric da série Sookie Stackhouse, ô vampiro que me tira o fôlego. =B

Qual o enredo do livro perfeito?

O Senhor dos Anéis (JRR Tolkien)

Qual o público do livro perfeito?

Aquele que não se reprime e que não vê problema em dissecar as obras do autor que admira, que mesmo que as outras pessoas não entendam não vê problemas em divulgar sua paixão por uma obra e o melhor de tudo: que não está sozinho, pois tem um monte de “loucos” igual a ele que elegeram um lugar para se reunir e discutir as obras do seu ator favorito e outros assuntos também, mesmo que este lugar seja virtual. E aqueles que adoram discutir literatura em geral, mesmo que seja com pessoas que nunca viu na vida. Aproveito para lhes apresentar os fóruns onde isso pode ser encontrado: Valinor e Meia Palavra! =)

Quem seria você no livro perfeito?

A mocinha, porque também tenho direito a ter um mocinho hahaha, mas essa mocinha não teria complexo de coitada de jeito nenhum. Seria uma mocinha de opinião e que não hesitaria em correr atrás dos seus sonhos.

Qual o título do livro perfeito?

Algo criativo, que remeta a história sem entregar muito do enredo. Que deixa no leitor o gostinho de quero mais e a curiosidade em descobrir o segredo de suas páginas.

Qual escritor do livro perfeito?

JRR Tolkien

Quem merece fazer seu livro perfeito? (indicação)

Todos que sentirem vontade de responder as perguntas.

Deixe um comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Nerdices aleatórias

Gostou do post, então comenta!