Se você for passear pela internet hoje (especialmente em sites americanos), vai ver que alguns deles optaram por uma tarja preta ou até mesmo parar suas atividades. Isso tem como objetivo fazer com que as pessoas tomem conhecimento de dois projetos de lei que foram criados nos Estados Unidos. O primeiro deles é o SOPA (Stop Online Piracy Act – algo como Lei de Combate à Pirataria Online) e o segundo é o PIPA (Protect IP Act – Lei de Proteção da Propriedade Intelectual).
O objetivo de ambos os projetos é combater a pirataria e proteger a propriedade intelectual (o que o próprio nome diz), no entanto, o projeto de lei não especifica exatamente como esse controle deve acontecer. Uma das coisas que ele especifica é que, se um site contiver um link que direcione um usuário a alguma coisa que possa ser considerada pirataria, o site todo pode ser removido da internet.
Why? SOPA and PIPA are badly drafted legislation that won’t be effective at their stated goal (to stop copyright infringement), and will cause serious damage to the free and open Internet. They put the burden on website owners to police user-contributed material and call for the unnecessary blocking of entire sites (Fonte: Wikipedia)
Tradução livre: Porquê? SOPA e PIPA são legislações mal escritas que não serão eficientes em seu objetivo (impedir que os direitos autorais sejam violados), e vão causar danos séries à internet livre e aberta. Eles colocam sobre os donos do site a obrigação de policiar materiais postados por usuários e pedem o bloqueio desnecessário de sites inteiros.
Ok, Mari, mas porque isso ME afeta? Eu não moro nos EUA.
Eu também não, mas nós todos usamos/visitamos sites sediados nos Estados Unidos. A Wikipedia, o Youtube, Facebook, o 9gag, Reddit… Até o WordPress, onde este post está sendo hospedado. Todos estes sites que permitem que nós, usuários de qualquer lugar do mundo, participemos e postemos nossas opiniões/fotografias/vídeos estão sendo ameaçados pelos projetos SOPA e PIPA. Por isso devemos também parar um pouco hoje e tomarmos alguma ação.
- A própria Wikipedia ensina como podemos ajudar.
Moro nos EUA: Ligue para o seu representante e fale para ele que você é contra SOPA e PIPA, e qualquer legislação semelhante. Você pode entrar em contato via texto, mas telefonemas têm mais impacto.
Não moro nos EUA: Contate o ministério de relações exteriores (ou órgão similar). Diga-lhes que você é contra SOPA, PIPA e legislações semelhantes. Assim, podemos evitar que algum tipo de legislação deste tipo seja criada em nossos países.
É claro que dá trabalho ser conta alguma lei. Só essa de ligar pra não sei quem já é prova disso. Mas não podemos nos contentar que as pessoas com poder façam o que bem entendem, mesmo que seja contra nossos interesses. O Brasil mostrou esses dias a força da internet quando fez que uma suspeita de estupro deixasse de ser considerada “affair” pela produção de certo reality show e o participante envolvido fosse eliminado (não estou dizendo aqui se a pessoa é culpada ou não, apenas que estão investigando a suspeita graças à intervenção dos internautas), porque devemos nos contentar com algo que pode tirar esse tipo de poder de nossas mãos??
Se você quer ler mais a respeito disso, pode entrar nos sites abaixo.
Wikipedia Brasil (em português, bem mais limitado, mas ainda assim dá para entender a coisa)
Sites em Inglês:
- Artigos da Wikipedia sobre SOPA e PIPA
- Editores da Wikipedia anunciando decisão do apagão no site
- Comunicado de imprensa da Wikipedia
- Post no blog da Diretora Executiva da Wikimedia Fountation, Sue Gardner
- Post no blog da Electronic Frontier Foundation sobre os problemas com SOPA/PIPA
Algumas notícias que saíram lá fora sobre os “apagões” nos sites
- Why is Wikipedia staging a blackout and what is SOPA?, from the National Post
- Wikipedia joins blackout protest at US anti-piracy moves, from the British Broadcasting Corporation
- Wikipedia blackout over US anti-piracy bills and FEATURE: Websites blackout over ‘SOPA censorship’, from Al Jazeera
- Wikipedia, Craigslist, other sites go black in SOPA protest, from the Los Angeles Times
- Google Rallies Opposition to Murdoch-Backed Anti-Piracy Bill, from BusinessWeek
- SOPA protest: The Net strikes back, from Politico
- Wikipedia goes dark on piracy bill protest day, from MSNBC
- Wikipedia blackout a ‘gimmick’, MPAA boss claims, from the Guardian
- Wikipedia 24-hour blackout: a reader and Why we’re taking Wikipedia down for a day, from the New Statesman
- Wikipedia, other websites go dark in anti-piracy bill protest, from CNN
- Internet-wide protests against SOPA/PIPA are kicking up a storm, by the Hindustan Times
- SOPA, PIPA: What you need to know, from CBS News
Para encerrar este post gigante, uma tirinha conscientizadora do 9gag.

Este post tem mais a intenção de fazer com que as pessoas procurem se informar sobre estas legislações do que realmente educar. Eu mesma ainda não entendi totalmente as ramificações de SOPA/PIPA e espero não ter falado nenhuma bobagem no post acima. E, é claro, eu não sou contra a defesa da propriedade intelectual nem sou a favor da pirataria. No entanto, ao que me parece, estes projetos de lei foram escritos de tal forma que vão atrapalhar (causando um caos na internet) mais do que ajudar (realmente impedindo que ocorram violações à propriedade intelectual e evitando pirataria).
Se você for mais entendido que eu, por favor, me ajude a corrigir eventuais erros aqui. E mais importante, vamos divulgar.
Só mais uma observação: o WordPress, dentro de Configurações, tem a opção de ou fechar o blog ou colocar uma faixa protestando. Eu coloquei a faixa aqui no Blablabla Aleatório, coloque no seu blog também!









Não sei se concordo com isso, pois apesar de existir piratarias e copias de posts, e mais algumas invasões a privacidade alheia, isso nos benéfica em divulgação e etc.
Estou conseguindo bastante audiência por causa de twitadas de terceiros, copias dos meus posts entre outros, se pensar bem eu acho isso positivo!
CurtirCurtir
Pois é, não é para concordar mesmo com esses projetos de lei! Por isso estamos todos protestando. Claro que a pirataria tem um lado negativo, mas não é fechando a internet que vão conseguir acabar com ela.
Obrigada por nos visitar!
CurtirCurtir