Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Tom Rob Smith
Tom nasceu em Londres em 1979. Com doze anos, Tom escreveu o que na época classificou como um “livro”. Um caderno de capa dura com uma história escrita à mão. Ele acreditava que a capa dura conferia credibilidade a história. Ele ainda tem a única “edição” dessa história (que ninguém nunca leu), um thriller criminal intitulado The Literate. A história de um serial killer em Los Angeles, que deixava poemas ao lado dos corpos de suas vítimas. Segundo ele há uma ironia não intencional no título do seu “livro”: o fato da história estar repleta de erros ortográficos já que a ortografia sempre foi seu fraco. Aos 16 anos ele começou a produzir suas primeiras peças teatrais.
Ele foi estudante no St John’s College, Cambridge, onde se graduou em 2001. Enquanto estudante em Cambridge, ele fundou a InPrint Magazine, editou as May Anthologies (uma coleção de contos da Oxbridge) e teve sua peça teatral, Losing Voices, produzida pela Marlowe Society. Foi a primeira vez que a sociedade produziu a peça de um aluno. Após a graduação, ele venceu o St John’s College Harper-Wood Studentship em Inglês e Literatura e escolheu terminar seus estudos em escrita criativa na Universidade de Parvin na Itália. Após esse período, Smith trabalhou como escritor e editor de script em vários programas de televisão.
Seu primeiro romance, Child 44 (Criança 44), foi publicado em 2008 e a história foi inspirada no caso verídico de Andrei Chikatilo, um serial killer que confessou ter matado 53 pessoas entre 1978 e 1990. O livro foi indicado para o Booker Prize de 2008 e ganhou o Galaxy Book Award de Melhor Revelação em 2009. O livro já foi traduzido para mais de 36 idiomas e está sendo adaptado para o cinema com previsão de estreia para 2014 [Fonte: IMDb].
Livros
Tom diz que mais do que contar a história do seu protagonista Liev Demidov, seus três romances já publicados trazem a história do regime soviético, começando com o terror da Rússia stalinista, seguido pelo período de insurreições após a morte do ditador e culminando com a decadência do império durante a ocupação do Afeganistão. É uma trilogia, mas cada livro funciona bem sozinho, não é preciso aguardar o próximo volume para conhecer o desenlace da trama corrente. No Brasil, o autor é publicado pela Editora Record, que já publicou os dois primeiros volumes da trilogia.

Child 44 (2008) – Criança 44 (2008)
Sinopse: União Soviética, 1953. A mão de ferro de Stalin nunca esteve tão impiedosa. Em seu governo, o líder opressor faz o povo acreditar que o país está livre dos crimes. Mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família da criança está convencida de que houve um assassinato. Demidov recebe ordens para ignorar o caso, mas se vê determinado a ir atrás do criminoso, mesmo sabendo que poderá se tornar um inimigo do Estado.

The Secret Speech (2009) – O Discurso Secreto (2010)
Sinopse: União Soviética, 1956: Stálin está morto. Com isso, um regime violento começa a perder força, deixando para trás uma sociedade em que a polícia é o criminoso e bandidos são inocentes. Um manifesto secreto, escrito pelo sucessor do ditador, Khruschev, circula entre o povo. A mensagem é clara: Stálin foi um tirano e um assassino. A promessa, a União Soviética mudará.

Agent 6 (2011)
Sinopse: Moscou, 1965. Liev Demidov, ex-agente da polícia secreta, está proibido de viajar junto com sua esposa e filhas para Nova York. Elas fazem parte de uma “Turnê da Paz”, destinada a promover as relações entre os dois inimigos da Guerra Fria. Durante a viagem, a família de Liev acaba envolvida em uma conspiração e traição que termina em tragédia. Após os terríveis acontecimentos, Liev solicita ao governo a autorização para investigar e encontrar o responsável pelo ataque que atingiu sua família em solo estrangeiro. Do mais alto nível do governo soviético a resposta: não, isso é impossível. Ele então, não vê outra opção além de tomar o assunto em suas próprias mãos. Em uma surpreendente e emocionante história que se estende por décadas e continentes – desde as ruas da Nova York de 1960 até as montanhas do Afeganistão na década de 1980 – Liev não irá parar enquanto não encontrar a única pessoa que sabe a verdade: o Agente 6.
Smith no Blablabla
Resenhas:
Links Interessantes
Compre aqui:









