A Lenda dos Guardiões – A Captura (Kathryn Lasky)

Antes mesmo da série A Lenda dos Guardiões (Guardians of Ga’hoole) tomar forma, autora Kathryn Lasky já nutria uma predileção pelas corujas e pelo seu comportamento. Sua ideia inicial era escrever um livro de não ficção sobre esses animais, ilustrado pelas fotografias de seu marido, mas na prática a tarefa se mostrou difícil e ela decidiu então, escrever um livro de fantasia estrelado por elas aproveitando os conhecimentos que conseguiu angariar.

No primeiro livro da série, Soren uma jovem coruja-de-igreja vive na floresta de Tyto junto dos pais, a recém-nascida irmã Englantine, o irmão mais velho Kludd e a velha babá cobra cega sra. Plithiver (ou apenas sra. P). Tudo ia às mil maravilhas, com as cerimônias dos pelos, da carne, dos ossos… até que um dia Soren cai do ninho e é raptado. Gylfie uma corujinha-duende também foi sequestrada e ambos são levados para a Academia S. Aegolius para corujas órfãs (órfãs?). Lá todas as corujinhas sofrem uma espécie de lavagem cerebral para esquecerem quem um dia foram, de todas as corujinhas capturadas parece que apenas Soren e Gylfie conseguiram evitar tal destino. Eles decidem então fugir, mas durante a preparação para a fuga eles descobrem que S. Aegolius esconde uma terrível trama que ameaça a vida de todas as corujas.

“O seu rosto era lindo e gentil, seus olhos castanho-escuros, calorosos, tinham um brilho que os faziam parecer dois pequenos sóis. As asas, porém, por um motivo que ninguém conhece, não funcionavam direito. Mas foi dessa fraqueza que ela tirou a sua grande força. Pois era uma coruja que queria apenas fazer o bem, que só pensava nos sonhos de liberdade no mesmo tempo que abria mão do próprio. De um poleiro de pedra no alto de um lugar sem lei, ela encontrou uma forma de lutar sua própria guerra.”

O livro é bem curto e de leitura rápida, uma leitura indicada principalmente para os leitores mais jovens, mas com aventura e bons personagens que cativam até os mais grandinhos. Eu assisti a adaptação cinematográfica da obra antes, para quem não sabe o filme retrata os acontecimentos dos três primeiros livros da série, e, apesar da história tratada nesse primeiro volume ter uma conclusão que abre aspas para os eventos futuros, ainda fiquei com a impressão que o que conseguiram fazer no filme ficou melhor. Três livros em um, seria a solução perfeita para conferir mais profundidade aos personagens e foco nas partes mais importantes da história. Apesar disso, não posso negar o cuidado da autora em retratar aspectos da biologia e comportamento das corujas, além de entretenimento a história também serve para informar. E sim, continuarei a acompanhar as aventuras de Soren e sua trupe.

Conheça a série A Lenda dos Guardiões:

  1. A Captura [Skoob]
  2. A Jornada [Skoob]
  3. O Resgate [Skoob]
  4. O Cerco [Skoob]
  5. O Abalo [Skoob]
  6. O Incêndio [Skoob]
  7. O Filhote [Skoob]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

3 Respostas para “A Lenda dos Guardiões – A Captura (Kathryn Lasky)

  1. Pingback: A Lenda dos Guardiões – A Jornada (Kathryn Lasky) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: A Lenda dos Guardiões – O Resgate (Kathryn Lasky) | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Um Autor de Quinta #78 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s