Um Autor de Quinta #81

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta  da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

tomrobsmith

Tom Rob Smith

Tom nasceu em Londres em 1979. Com doze anos, Tom escreveu o que na época classificou como um “livro”. Um caderno de capa dura com uma história escrita à mão. Ele acreditava que a capa dura conferia credibilidade a história. Ele ainda tem a única “edição” dessa história (que ninguém nunca leu), um thriller criminal intitulado The Literate. A história de um serial killer em Los Angeles, que deixava poemas ao lado dos corpos de suas vítimas. Segundo ele há uma ironia não intencional no título do seu “livro”: o fato da história estar repleta de erros ortográficos já que a ortografia sempre foi seu fraco. Aos 16 anos ele começou a produzir suas primeiras peças teatrais.

Ele foi estudante no St John’s College, Cambridge, onde se graduou em 2001. Enquanto estudante em Cambridge, ele fundou a InPrint Magazine, editou as May Anthologies (uma coleção de contos da Oxbridge) e teve sua peça teatral, Losing Voices, produzida pela Marlowe Society. Foi a primeira vez que a sociedade produziu a peça de um aluno. Após a graduação, ele venceu o St John’s College Harper-Wood Studentship em Inglês e Literatura e escolheu terminar seus estudos em escrita criativa na Universidade de Parvin na Itália. Após esse período, Smith trabalhou como escritor e editor de script em vários programas de televisão.

Seu primeiro romance, Child 44 (Criança 44), foi publicado em 2008 e a história foi inspirada no caso verídico de Andrei Chikatilo, um serial killer que confessou ter matado 53 pessoas entre 1978 e 1990. O livro foi indicado para o Booker Prize de 2008 e ganhou o Galaxy Book Award de Melhor Revelação em 2009. O livro já foi traduzido para mais de 36 idiomas e está sendo adaptado para o cinema com previsão de estreia para 2014 [Fonte: IMDb].

Livros

Tom diz que mais do que contar a história do seu protagonista Liev Demidov, seus três romances já publicados trazem a história do regime soviético, começando com o terror da Rússia stalinista, seguido pelo período de insurreições após a morte do ditador e culminando com a decadência do império durante a ocupação do Afeganistão. É uma trilogia, mas cada livro funciona bem sozinho, não é preciso aguardar o próximo volume para conhecer o desenlace da trama corrente. No Brasil, o autor é publicado pela Editora Record, que já publicou os dois primeiros volumes da trilogia.

CRIANA_44_1228137070P.jpg
Child 44 (2008) – Criança 44 (2008)

Sinopse: União Soviética, 1953. A mão de ferro de Stalin nunca esteve tão impiedosa. Em seu governo, o líder opressor faz o povo acreditar que o país está livre dos crimes. Mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família da criança está convencida de que houve um assassinato. Demidov recebe ordens para ignorar o caso, mas se vê determinado a ir atrás do criminoso, mesmo sabendo que poderá se tornar um inimigo do Estado.

[Goodreads][Skoob]

discursosecreto-500x500

The Secret Speech (2009) – O Discurso Secreto (2010)

Sinopse: União Soviética, 1956: Stálin está morto. Com isso, um regime violento começa a perder força, deixando para trás uma sociedade em que a polícia é o criminoso e bandidos são inocentes. Um manifesto secreto, escrito pelo sucessor do ditador, Khruschev, circula entre o povo. A mensagem é clara: Stálin foi um tirano e um assassino. A promessa, a União Soviética mudará.

[Goodreads][Skoob]

Agent6

Agent 6 (2011)

Sinopse: Moscou, 1965. Liev Demidov, ex-agente da polícia secreta, está proibido de viajar junto com sua esposa e filhas para Nova York. Elas fazem parte de uma “Turnê da Paz”, destinada a promover as relações entre os dois inimigos da Guerra Fria. Durante a viagem, a família de Liev acaba envolvida em uma conspiração e traição que termina em tragédia. Após os terríveis acontecimentos, Liev solicita ao governo a autorização para investigar e encontrar o responsável pelo ataque que atingiu sua família em solo estrangeiro. Do mais alto nível do governo soviético a resposta: não, isso é impossível. Ele então, não vê outra opção além de tomar o assunto em suas próprias mãos. Em uma surpreendente e emocionante história que se estende por décadas e continentes – desde as ruas da Nova York de 1960 até as montanhas do Afeganistão na década de 1980 – Liev não irá parar enquanto não encontrar a única pessoa que sabe a verdade: o Agente 6.

[Goodreads][Skoob]

Smith no Blablabla

Resenhas:

Criança 44

O Discurso Secreto

Links Interessantes

Site Oficial

Facebook 

Twitter 

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s