Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer (Val Emmich)

“As pessoas acham que eu não devia sentir falta das coisas porque tenho a lembrança delas guardada na caixa do meu cérebro, mas essas lembranças só me fazem sentir mais falta das coisas. É por isso que foi tão difícil agir normalmente hoje no restaurante, enquanto todo mundo bebia daquelas taças chiques: porque eu estava vendo a vovó Joan de verdade, sentada à mesa com a gente. Eu queria falar com ela sobre a minha música, mas não podia porque ela não estava ali . ” (Página 192)

Síndrome da memória autobiográfica altamente superior, lembrar-se com detalhes de tudo o que viveu, é assim com Joan a protagonista de Val Emmich em Os prós e os contras de nunca esquecer. Mas, a garotinha de 10 anos carrega consigo um grande medo, o de ser esquecida. Gavin, o outro protagonista dessa história, acabou de perder o grande amor de sua vida e as lembranças dele ainda machucam. Ambos começam essa história em lados opostos dos Estados Unidos, mas a trama não demora a convergir.  Gavin cantava na banda do pai de Joan, e Sidney, o marido de Gavin, era o melhor amigo desde sempre da mãe dela. E é claro que o casal se oferece para receber Gavin em casa e ajudá-lo nesse momento em que a perda ainda é tão recente. Joan, apesar de entender o sentimento de perda, está com outras preocupações em mente. Como compor uma música que a torne famosa (e inesquecível) e quem sabe evitar no processo que o pai tenha de fechar o estúdio de gravação, seu paraíso infinito particular. E é claro que Joan quer a ajuda de Gavin, mas tem de convencê-lo a ajudar.

E a ajuda de Gavin é garantida pela figura, ou melhor, pelas lembranças de Sidney. Ele não demora a perceber o poder da memória de Joan e quando descobre que ela tem memórias preciosas de seu companheiro, não consegue mais dizer não a Joan.

Enquanto Joan e Gavin mergulham na tarefa de compor uma música inesquecível. Joan vai lidando com as incertezas de sua peculiar condição e à solidão que ela parece lhe reservar, por ter certeza de que no fim das contas ela será a única a se lembrar. Gavin lida com a perda, aprende a se lembrar de Sidney com carinho e saudade e não somente com desolação, e descobre que Sidney tinha planos não compartilhados, planos que serão uma jornada de descoberta e libertação para ele.

Ainda que a amizade entre uma garota de 10 anos e um homem nos seus cinquenta possa parecer incongruente, Emmich a trata com leveza e de forma bastante natural, e sim, talvez o entendimento de mundo de Joan possa ter facilitado os diálogos entre ela e Gavin, mas no fundo ela é só uma criança que também tem seus receios, manias e uma vontade inata de se divertir, que Gavin também soube respeitar. A forma tão natural como Joan trata o relacionamento de Gavin e Sidney, também é um alento mais do que bem-vindo. Tudo isso embebido em muitas referências musicais, aliás a música é praticamente outro personagem nessa história, e é a experiência catártica que ensina a Joan que está tudo bem não ser lembrada por todos, e à Gavin que também está tudo bem esquecer pequenos detalhes e que no início até pode doer lembrar, mas que os sentimentos que acompanham os grandes momentos inesquecíveis fazem a jornada ao mundo das memórias valer a pena.  Pode até soar piegas e parecer uma história despretensiosa, mas ao juntar personagens tão díspares, Emmich entregou uma trama sensível sobre memórias e sobre perdas e as formas que encontramos para lidar com elas.

Eu li na edição especial do Clube Intrínsecos, mas a edição comercial do livro da Emmich já está à venda.

Leia uma amostra aqui:

Compre aqui:

Amazon Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editora Intrínseca, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s