Mais um desafio: Acordar cedo todos os dias

2011 está sendo um ano de superações: estou tentando fazer um post por dia, tirar uma foto por dia e parar de comprar livros. Agora eu quero aperfeiçoar mais um pouco a minha vida: Quero acordar cedo TODOS os dias.

O fato é que eu faço estágio em uma empresa das 10h às 17h. Então eu acordo às 9h… Só que quando eu chego em casa, às 17h30, tudo que eu quero é varzear e perambular internet afora. Então as coisas que eu queria fazer depois do expediente vão sendo empurradas com a barriga para o fim de semana, no qual eu quase sempre quero sair e ler e não fazer nada além disso. Além disso, apesar de eu não ir dormir tarde (muito raramento passo da 1h da manhã) eu sempre, SEMPRE, estou cansada, bocejando e com os olhos quase fechando. E eu sinto que isso está tirando um pouco da minha motivação na vida.

Assim, se eu conseguir acordar mais cedo e fazer meu sono render mais, acho que vou conseguir melhorar mais de um aspecto da minha vida. E é este o desafio.

Claro que eu não vou acordar cedo à toa. Porque vamos combinar… Se eu estou com sono AGORA, tendo dormido quase 10h de ontem para hoje, imagina se eu dormir MENOS… Isso SÓ PODE dar merda… Então eu pesquisei sobre o assunto. E cheguei num blog em inglês, do Steve Pavlina, com os excelentes artigos How to Become An Early Riser (veja as partes 1 aqui e 2 aqui) e Como se Levantar no Instante que seu Despertador Toca (aqui).

Não vou traduzir os post porque o Translate faz isso mais rápido, mas vou dar uma resumida básica.

Tenho ficado mais ou menos assim =/

O autor do post diz que o nosso corpo não entende ir dormir num horário programado, mas ele entende acordar todos os dias na mesma hora. Então a dica que ele dá para conseguir acordar todos os dias às 5h da manhã (um pouco mais do que o que eu pretendo, mas muito admirável) é: Vá dormir na hora que o sono bater. Mas bater mesmo, tem que deixar o sono praticamente te nocautear. O autor diz, inclusive, que se você não conseguir dormir em 5 minutos, você está perdendo seu tempo tentando dormir e não vai conseguir e recomenda que você vá ler um livro para começar a relaxar.

A segunda dica, e talvez a mais importante: ASSIM que o despertador toca, você tem que se espreguiçar e SAIR DA CAMA. Ficar nela só vai dar chance para o seu subconsciente tentar te convencer de que ainda está cedo e que você pode ficar mais um pouco lá – e se você ceder, você falhou na vida. Ele sugere até uns exercícios para treinar o corpo a sair da cama quando ouvir o toque do despertador. Achei digno. Olhem só:

Vá ao seu quarto, e deixe-o do jeito que fica no horário que você quer acordar. Escureça o quarto, ou pratique durante a noite, logo após o pôr-do-sol (ele recomenda que o exercício seja feito quando se está plenamente acordado) para que esteja bem escuro. Se você dorme de pijama, vista-o. Se você escova os dentes antes de dormir, então escove. Se você tira os óculos ou as lentes de contato antes de dormir, tire-os também.

Ajuste seu alarme para dali a alguns minutos. Deite na cama como deitaria para dormir, e feche os olhos. Fique na posição fvorita de dormir. Imagine que está cedo… Alguns minutos antes do horário desejado para acordar. Finja que está dormindo. Imagine um sonho, ou se desligue o melhor que puder.

Agora, quando o seu alarme tocar, desligue-o o mais rápido que puder. Então respire fundo para encher os seus pulmões, e estique seus membros em todas as direções por alguns segundos… como se estivesse se espreguiçando ao bocejar. Então sente, coloque os pés no chão e fique em pé. Sorria. Depois faça o que faria ao acordar. Para mim é me vestir.

Agora se sacuda, retome as condições pré acordar, volte à cama, arrume o alarme, e repita. Faça isso várias vezes até ficar tão automático que você percorre todo o ritual sem pensar a respeito. Se tiver uma vozinha te guiando, você não conseguiu ainda.

Agora vem o desafio: realmente conseguir fazer isso. Quero dizer, não sei se dou conta de eliminar a vozinha chata que implora que eu durma mais cinco minutos, mas eu vou tentar, sem dúvida. As horas a mais no dia vão ser empregadas no relatório de estágio que eu tenho que escrever, em posts para o blog e ler.

Não vou começar antes do fim de semana, porque eu vou para Curitiba ver o Fábio, mas segunda-feira, sem dúvida! Pretendo acordar às 7h da manhã e fazer um post rápido dizendo se consegui ou não. A partir de então, vou catalogando as etapas do desafio em posts semanais, assim vocês podem ver se a técnica “Vá dormir quando der sono, mas se jogue para fora da cama assim que o alarme tocar” dá certo (comigo).

Se você tem alguma sugestão para facilitar a minha vida, por favor, divida! Vou adorar receber dicas =)

3 Comentários

Arquivado em Simplesmente aleatório

3 Respostas para “Mais um desafio: Acordar cedo todos os dias

  1. Avatar de Fábio Fábio

    Pra mim não funcionaria, já que só tenho sono pra dormir se deixar de dormir alguma noite e quando acordo 😛
    E hoje falhei epicamente, já que coloquei alarme pras 6h30 e fiquei enrolando, resetando o alarme de 15 em 15 minutos, até 7h30 😛

    No mais, já te dei um sugestão para ver se você consegue dormir melhor.

    Curtir

    • Eu sei que você nunca tem sono. Vamos ter que mudar isso em vc hihihihihihi.
      Eu adoro soneca. Por isso coloquei no meu celular que soneca = 1 minuto, pra evitar procrastinar tanto xD
      Te amo!

      Curtir

  2. Pingback: Falhei. | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!