Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).
Isabel Allende
Isabel Allende Llona nasceu em 2 de agosto de 1942. Apesar de ter nascido em Lima, sua família, logo após seu nascimento, retornou ao Chile, a terra natal. É filha de Tomás Allende e Francisca Llona. A autora é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Atualmente Isabel reside nos Estados Unidos da América.
Curiosidades:
- Entre 1959-65 Isabel trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU), na Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) em Santiago, Chile.
- Entre 1970-75 Isabel conduziu uma carreira televisiva comandando um famoso programa humorístico e fazendo entrevistas.
- Em 1973 o golpe de estado conduzido por Pinochet acarreta a morte de Salvador Allende (tio de Isabel e então presidente chileno). Em 1975, a autora é incluída na lista negra do governo e parte com a família para a Venezuela.
- Muita gente a confunde com a filha de Salvador Allende que também se chama Isabel. “No Chile todo mundo sabe quem é ela e quem eu sou. Porém no exterior… o jornal ‘La Repubblica’ da Itália publicou um artigo sobre uma manifestação comunista que a Isabel havia participado, porém a foto que saiu era minha. O FBI deve ter um arquivo assim grande sobre mim, com tudo o que minha prima faz.”
- Em 1988 a autora casa novamente e passa a morar nos Estados Unidos, onde reside atualmente.
- Com o restabelecimento da democracia no Chile, Isabel retorna ao país para receber o Prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral em honra ao Prêmio Nobel que recebeu.
- Em 1992 sua filha Paula morre em decorrência da porfiria.
- Em 1996 Isabel cria a Fundação Isabell Allende em honra a sua filha. A fundação é dedicada a “apoiar programas que promovem e preservam os direitos fundamentais das mulheres e das crianças para que sejam protegidas e fortalecidas”.
- Em 2004, Isabel, já então uma cidadã norte-americana, é nomeada para a Academia Americana de Artes e Letras.
- Neste link podem ser lidos alguns textos (reflexões) escritos por Isabel.
- A autora escreve seus romances em espanhol: “Só posso escrever ficção em espanhol, porque para mim é um processo orgânico que ocorre em minha língua materna. Felizmente, tenho excelentes tradutores em todo o mundo”.
- Isabel começa a escrever todos os seus livros no dia 8 de janeiro: “No dia 8 de janeiro de 1981 estava morando na Venezuela e recebi uma chamada telefônica avisando que meu querido avô estava morrendo no Chile. Comecei a escrever uma carta para ele, que mais tarde se converteu em meu primeiro romance, A Casa dos Espíritos. Foi um livro de tanto sucesso que decidi manter esta data para começar meus outros livros, para chamar a sorte”.
Livros
No Brasil, Isabel é publicada pela Editora Bertrand.
- La Casa de los Espiritus (1982)
- A Casa dos Espíritos
- La Porda de Porcelana (1983)
- —
- De Amor y de Sombra (1984)
- De Amor e de Sombra
- Eva Luna (1987)
- Eva Luna
- Cuentos de Eva Luna (1989)
- Contos de Eva Luna
- El Plan Infinito (1991)
- O Plano Infinito
- Paula (1994)
- Paula
Este livro foi escrito para sua filha que morreu por causa de um ataque de porfiria, sendo portanto um retrato auto-biográfico.
- Afrodita (1997)
- Afrodite
- Hija de la Fortuna (1999)
- A Filha da Fortuna
- Retrato em Sepia (2000)
- Retrato em Sépia
- La Ciudad de las Bestias (2002)
- A Cidade das Feras
Junto com O Reino do Dragão de Ouro e O Bosque dos Pigmeus, compõe uma trilogia direcionada a um público mais jovem. São os únicos livros infanto-juvenis escritos por Allende.
- Mi País Inventado (2003)
- O Meu País Inventado
- El Reino del Dragón de Oro (2003)
- O Reino do Dragão de Ouro
- El Zorro (2005)
- Zorro
- El Bosque de los Pigmeos (2005)
- O Bosque dos Pigmeus
- Inés del Alma Mía (2006)
- Inés da Minha Alma
- La Suma de los Días (2007)
- A Soma dos Dias
- La Isla bajo el Mar (2009)
- A Ilha sob o Mar
- El Cuaderno de Maya (2011)
- O Caderno de Maya
Allende no Blablabla:
Resenha “O Reino do Dragão de Ouro”
Links Interessantes:
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_Allende
http://www.clubcultura.com/clubliteratura/clubescritores/allende/inicio.htm











