A Caçada (Clive Cussler)

A Caçada.indd

Quando você curte literatura policial (e aqui inclua romances de espionagem também) e de repente se depara com um autor do gênero que ainda não conhecia é uma ocasião muito feliz. Quando ele tem mais de 50 livros publicados e um estilo narrativo cativante isso não poderia ficar melhor. Foi assim que acabei descobrindo Clive Cussler, seu detetive Isaac Bell e sua história com uma mistura de faroeste, espionagem, elementos tecnológicos (condizentes com a época da história é claro), um bandido para lá de arrogante e muita velocidade sobre quatro rodas, ou, mais frequentemente sobre as grandes rodas motrizes das locomotivas.

A Caçada é o primeiro livro da série protagonizada pelo detetive Isaac Bell. A série já conta com seis livros publicados (o mais recente foi publicado em março deste ano) e no Brasil é publicada pela editora Novo Conceito, que pasmem, publicou o terceiro livro da série (O Espião) antes. Espero que o lançamento de A Caçada signifique que agora irão seguir a ordem correta na publicação dos demais livros.

Em 1950, a carcaça de uma locomotiva contendo três corpos e uma carga suspeita é retirada de um lago em Montana após ficar 44 anos desaparecida. É a partir deste acontecimento, a conclusão de uma história iniciada tantos anos atrás, que Cussler nos convida a voltar ao passado e acompanhar os fatos que acabaram assim.

Em 1906, o governo americano decide contratar o melhor homem para efetuar a captura de um bandido que há dois anos tem efetuado assaltos e deixado um rastro de morte nas cidades do oeste dos EUA. Conhecido como o Assaltante Açougueiro, ele é um mestre dos disfarces e some dos lugares dos roubos como se desaparecesse no ar. Isaac Bell, o melhor detetive da agência Van Dorn, foi o escolhido para partir no encalço do ladrão Açougueiro.

O livro está dividido em três partes. A primeira traz o vislumbre de como as coisas terminaram 44 anos depois. Na segunda parte temos a apresentação dos rivais: Bell, o agente atípico, herdeiro de banqueiros que foi contra a vontade da família ao escolher sua profissão, mas que não se priva de utilizar seus recursos para levar a cabo suas missões e porque não fazer algumas benfeitorias pelo caminho; e o Açougueiro e seu modus operandi, alguns de seus roubos, seu senso de invencibilidade e as primeiras falhas que acabam servindo de pistas para Bell partir em seu encalço. E na última parte, temos o fervor da caçada propriamente dita. E o autor faz jus ao título da obra e imprime em sua obra um ritmo e uma velocidade de tirar o fôlego. Clive deve ser um fanático por velocidade e carros antigos, os detalhes que ele confere a eles na história são impecáveis e em vários momentos bastante emocionantes.

 prr3395

Mostrar parte da conclusão da história logo no início tem sido uma técnica bastante explorada principalmente em séries de TV investigativas e apesar de muitos não gostarem por causa do spoiler que de prontidão lhe é esfregado na cara, quando isso é feito de forma comedida, sem ‘entregar muito o ouro’, é uma forma de prender o leitor/espectador na história. E Clive foi feliz em seu uso, não entregou tanto assim e tornou bem legal acompanhar como a cena inicial vai se conectando com a história. E não deixa de ser uma escolha interessante para um livro que marca o início de uma série envolvendo o protagonista. Afinal, os eventos de A Caçada nos apresentam o Bell jovem, detetive de sucesso, mas também nos dá vislumbres de sua vida como aposentado. Algo que combinaria mais com uma história de conclusão de série e não de apresentação de um personagem e que me deixou curiosa para saber como serão as próximas aventuras do detetive da Van Dorn.

Conheça a série Isaac Bell:

  1. The Chase (2007) – A Caçada (2013) [Goodreads][Skoob]
  2. The Wrecker (2009) [Goodreads][Skoob]
  3. The Spy (2010) – O Espião (2012) [Goodreads][Skoob]
  4. The Race (2011) [Goodreads]
  5. The Thief (2012) [Goodreads]
  6. The Striker (2013) [Goodreads]

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac

4 Comentários

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “A Caçada (Clive Cussler)

  1. Pingback: Promoção – A Caçada | Blablabla Aleatório

  2. Avatar de Sarah Augusto Sarah Augusto

    Eu ainda não tinha lido nenhum livro de Clive Cussler. Tenho certeza absoluta que vou gostar desse livro. Amo livros desse gênero e esse me chama atenção, pela forma que eles passa o tempo. Você disse que é três partes, né? Faz tempo que não leio um livro desse jeito.

    Curtir

  3. Também curto literatura policial e ainda não li Clive Cussler… E A Caçada parece ser ótimo! =D
    Adorei a resenha.
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Pingback: Um Autor de Quinta #80 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!