Falando sobre evolução…

Estava assistindo The Big Bang Theory e toda vez que vejo a abertura da série o tema evolução me vem a cabeça. Como bateu vontade de falar algo sobre isso, resolvi compartilhar com vocês a resenha de um livro de divulgação científica que trata sobre este tema e que foi publicado este ano pelo Reinaldo Lopes (Imrahil, ou o Cisne da Valinor).

Além de Darwin (Reinaldo José Lopes)

O ano passado foi grandemente comemorado por biólogos e estudantes de biologia de todo o mundo, no Brasil, como não poderia ser diferente também comemoramos com palestras, exposições, em eventos científicos… tudo isso porque há 200 anos um certo naturalista nascia e há 150 anos a teoria evolutiva e sua força motriz a seleção natural nos eram apresentadas. Como frutos dessas comemorações livros que versam sobre o assunto foram reimpressos e outros lançados e entre esses lançamentos está o livro de autoria do Reinaldo José Lopes intitulado “Além de Darwin”, o projeto que surgiu a partir da antiga coluna do autor em um site de notícias é um livro de divulgação científica e que tem como proposta informar e por em discussão os conhecimentos básicos e também os mais recentes da biologia evolutiva.

Utilizando-se de um bom arcabouço teórico, com boas escolhas bibliográficas, linguagem acessível e uma pitada de bom humor Reinaldo nos presenteia com curiosidades, assuntos polêmicos e informações bem fundamentadas.

O livros está dividido em seis partes temáticas que abordam desde o papel do sexo até as implicações éticas e sociais do conhecimento evolutivo. Cada parte está subdividida em textos concisos, claros e ricos em exemplos. É possível ler sobre a corrida armamentista empreendida pelas mães e seus fetos, sobre os “superpais” da história, como a homossexualidade pode estar relacionada ao sucesso reprodutivo, a razão pela qual os filhotes nos são tão irresistíveis, a sofisticação intelectual de lulas e polvos (adorei a comparação dos bichos com uma apresentação de PowerPoint com perninhas!), a “eterna” dúvida se os golfinhos são os animais mais inteligentes, a manipulação cerebral que alguns parasitas fazem em seus hospedeiros, o papel dos vírus no processo evolutivo e isso só para citar alguns temas, ou seja, o livro é um prato cheio para os curiosos de plantão.

É claro que existem algumas ressalvas quanto algumas informações contidas no texto, explico-me melhor, a simplificação de algumas teorias e conceitos científicos são vistas com receio pelos cientistas pois podem devido a forma de compreensão de cada leitor levar ao erro. Mas, ater-nos a isso seria preciosismo demais e afinal, não é nada que tire o brilho da obra; convém lembrar que o livro se encaixa no gênero divulgação científica e Reinaldo fez seu trabalho muito bem, trouxe ao conhecimento do público uma enorme quantidade de informações (muitas das quais disponíveis apenas nos áridos textos que são os artigos científicos) de forma leve, simples, mas completa. Além disso, textos de divulgação científica não têm a finalidade de formar cientistas, mas sim imbuir e alimentar a curiosidade nas mentes alheias, se a curiosidade vir a ser a força motriz de um cientista em potencial aí são outros quinhentos.

Mas, engana-se os que estão achando que o livro é só para leigos. Biólogos e cientistas de áreas afins, ou mesmo não tão afins assim, podem ter muito a aprender (uma curiosidade aqui, outra informações ali), afinal, temos uma tendência a nos tornarmos especialistas em áreas muito específicas do conhecimento (no meu caso a herpetologia, mais precisamente os anfíbios anuros e mais ainda as relações de parentesco entre as espécies do grupo) e os textos de divulgação científica (livros, colunas, blogs, revistas…) são uma boa forma de nos manter-mos informados sobre o mundo científico e também podem servir para outro propósito: saber como as descobertas científicas estão sendo tratadas e recebidas pela comunidade científica e pela sociedade.

Legal né? Então, se você apenas quer saber mais sobre as descobertas das pesquisas em biologia evolutiva ou é um especialista em alguma área desse vasto campo que é a biologia, aproveitará muito do texto do Reinaldo e se sentirá em alguns momentos tendo uma conversa com o autor, sensação esta que me fez lembrar do saudoso Stephen Jay Gould, Reinaldo (assim como Gould) utiliza esse recurso, se é que posso chamar assim, muito bem.

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

5 Respostas para “Falando sobre evolução…

  1. Muito boa resenha, dona Katrina (não consigo te chamar de Núbia lol). Fiquei bem curiosa, entrou pra lista de livros a comprar. Como curiosa que sou, adoro livros de divulgação científica, e sendo um livro sobre biologia indicado por uma bióloga mais que dá vontade de ler ^.^ (além, é claro, do autor mesmo ser uma auto-recomendação, respeito bem o trabalho do Reinaldo)

    Curtir

  2. nubiaesther

    Obrigada Cei (eu também ainda não me acostumei a te chamar de Alinde XD )! E se você comprar direto com o Reinaldo ainda vem com dedicatória, adoro a minha! =)

    Curtir

  3. Pingback: Tweets that mention Falando sobre evolução… « Blablabla Aleatório -- Topsy.com

  4. Laurelin

    Eu tenho curiosidade nesses assuntos. Tua bela resenha, Kat me fez querer ler esse livro =)

    E me deu uma idéia de um post pro meu blog xD Thanks!!!

    Curtir

  5. Pingback: Melhores Leituras de 2010 « Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s