K-Dorama: IRIS

Nem sei bem por onde começar a falar do mais recente dorama que assisti. Simplesmente ainda estou chocada com o final, afinal ele foi tudo menos o que eu esperava. Ruim? Não, apenas diferente. E tenha a certeza absoluta que vale a pena ver cada um dos minutos dos 20 capítulos que compõe o dorama coreano IRIS. E para aqueles que acham que doramas só tratam de histórias românticas com uma pitada de drama, saibam que IRIS tem sangue (muito sangue), explosões, conspirações, espionagem, investigação e sim tem romance também, mas acima de tudo é ação do início ao fim.

  • Título:아이리스 / IRIS

  • Também conhecido como: 쉬리 / Shiri

  • Gênero: ação, mistério, thriller, romance

  • Episódios: 20 + episódio especial sobre as filmagens

  • Período em que foi ao ar: 14/Outubro/2009 à 17/Dezembro/2009

Que caminhos uma amizade pode trilhar? Anos e anos de convivência podem ser jogados pelo ralo por causa de uma paixão em comum e o orgulho?

 

Kim Hyun Joon (interpretado por Lee Byung Hun) e Jin Sa Woo (Jung Joon Hoo) são amigos, mas mais do que isso tem uma relação de irmãos. Ambos estão treinando nas forças especiais do exército e dividem o mesmo alojamento. A convivência e a relação entre eles é muito bonita de se ver, mas mudanças estão a caminho…

 

Hyun Joon recebe uma punição no exército e deve ir para a universidade assistir aulas sobre política americana, lá ele conhece Choi Seung Hee (interpretada pela Kim Tae Hee). É bem divertido acompanhar a relação dos dois, seus debates nas aulas e perceber que Hyun Joon se apaixonou pela Seung Hee à primeira vista. O que Hyun Joon não sabe é que Sa Woo também a conheceu “por acaso” e também se apaixonou. E o que ambos não sabem é que o seus encontros com ela não foram por acaso, já que ela trabalha para a agência de inteligência coreana NSS e os estava sondando para ver se eles seriam capazes de fazer parte da equipe da agência. Ambos entram para a NSS e descobrem a identidade da Seung Hee e seu papel dentro da agência. A convivência de Seung Hee e Hyun Joon não é fácil e a moça dá o aviso: é proibido relações entre os funcionários da agência. Além do que, ela “parece” não corresponder aos sentimentos de Hyun Joon. Mas só parece, porque logo o amor está no ar e só digo uma coisa: o casal funcionou muito bem, adorei a química dos dois!

Ao mesmo tempo em que acompanhamos o romance do casal também conhecemos fatos do passado do Hyun Joon, envolvendo seus pais, a NSS e o vice-diretor da agência Baek San e o programa nuclear da Coreia que só aguçam nossa curiosidade. Hyun Joon, Sa Woo e Seung Hee são enviados para a Hungria para proteger um dissidente norte-coreano mas a missão falha e ele é assassinado. Ao término de sua missão Hyun Joon recebe ordens de uma missão solitária diretamente de Baek San, seu objetivo é assassinar o ministro norte-coreano que está na Hungria, ele atinge seu alvo mas é ferido durante a missão, ele solicita ajuda à NSS mas esta lhe é negada. Em contrapartida, o vice-diretor envia Sa Woo, não para ajudar o amigo mas sim para matá-lo. E ele leva a sério sua missão, ele atira no avião em que Hyun Joon estava fugindo, que cai e explode. Ele é tido como morto, mas alguém o salva. Quem? Os norte-coreanos também descobrem que ele está vivo e mandam Seon Hwa (interpretada por Kim So Yeon) em seu encalço. Ela não consegue matá-lo e passa a gostar dele, sendo de grande ajuda na vingança e na missão de Hyun Joon.

Eu poderia ficar discorrendo sobre o dorama interminavelmente, minhas anotações sobre ele foram extensas, mas prefiro parar por aqui e dar a chance de vocês descobrirem os desdobramentos do dorama. Porque o nome do dorama é IRIS? O que é a IRIS? Qual a relação de Hyun Joon com ela? E Sa Woo?

Acho que nunca senti tanta raiva de um personagem em doramas quanto do Sa Woo, talvez por ele ter sido amigo do Hyun Joon e o ter traído de forma tão vil. Tinham partes do dorama que eu nem conseguia olhar para a cara dele.Para quem gosta de filmes de ação, policial e investigativo o dorama é um prato cheio, tem tudo isso e mais um pouco, com um ritmo frenético e cenas espetaculares, sem deixar de lado os detalhes.


Fatos Interessantes/Curiosidades:

  • A série exibida pela KBS foi um sucesso de crítica, com altos índices de audiência e bastante premiada.
  • O salário que Lee Byung Hun recebeu para atuar em IRIS é o terceiro maior salário já pago à atores em doramas.
  • O custo estimado do drama foi de cerca de 20 milhões de dólares.
  • A série foi exibida com grande sucesso no Japão pela rede TBS.
  • No Festival Internacional de Drama de 2010, realizado em Tóquio, Byung Hun ganhou o prêmio de melhor ator da Ásia e IRIS como a melhor produção estrangeira.
  • O drama foi inspirado no filme Shiri de 1999.
  • Em 2010 foi lançado o filme IRIS, que foi filmado em paralelo às filmagens do drama. O filme é uma edição dos 20 episódios da série, com algumas cenas adicionais feitas especificamente para o longa-metragem.

[MEGA SPOILER] Depois que você assistir IRIS, dê uma passada neste link: http://www.koreanmovie.com/IRIS_Related_NEWS_Search_6608/ muito esclarecedor (ou não) para algumas dúvidas deixadas pelo capítulo final.

[SPIN-OFF] IRIS deu seguimento ao drama Athena, no mesmo molde que seu predecessor conta inclusive com alguns personagens da trama anterior. Logo pretendo conferir.


[IRIS 2] Há rumores de que IRIS terá uma continuação prevista para estrear em outubro deste ano, vamos torcer para que sejam verdadeiros!

Para conferir: http://www.animesxgames.com/index.php?page=ver2&ver=Iris&pag=1&sec=Dramas

Fontes: http://wiki.d-addicts.com/IRIS

http://www.kbs.co.kr/drama/iris/index.html

http://www.hancinema.net/korean_movie_IRIS_2.php?nopage%5B1%5D=1

http://wiki.d-addicts.com/Athena:_Goddess_of_War

http://asianmediawiki.com/IRIS:_The_Movie

http://en.wikipedia.org/wiki/Iris_(TV_series)

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Dorama aleatório

7 Respostas para “K-Dorama: IRIS

  1. EBAAAAAAAA! O tão aguardado post de IRIS!!!!!!! Não poderia ter sido melhor, pois só aumentou ainda mais a minha curiosidade por esse dorama! Não vejo a hora de ver! Ele já estava na minha lista faz tempo, mas por sua causa vou passar ele na frente de vários! Vou só esperar a unnie Fernanda pra vermos juntas! Ohhhhhhh!

    Amigaa, seu post ficou maravilhoso! Parabéns! Fiquei de cara com o total investido no dorama, e realmente pelo visto, ele mereceu cada centavo! Adoro filmes de espionagem, ação…então é certo que vou gostar!

    Bjusssssss

    @AlayanaFlavia
    (http://divaneandoo.blogspot.com/)

    Curtir

  2. @prittamorim

    Pelo twitter já tinha dado para notar que você tinha amado esse dorama e pelo post então só confirmei tudo. rs
    Eu lembro do lançamento de IRIS, era o dorama mais comentado na época. A história é famosíssima e fez muito sucesso. Não é a toa que tem um spin-off e a possibilidade de uma continuação.

    Apesar de tudo eu ainda não assisti, mas está lá na minha lista para ser visto. (^.~)
    Parabéns pelo post, ficou ótimo!
    Já te indiquei ‘Iljimae’ que é de época e também tem conspirações políticas. Espero que você goste!

    Beijos!!
    =**

    Curtir

  3. Pingback: Este mês (Junho de 2011) | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: K-dorama: Playful Kiss | Blablabla Aleatório

  5. Pingback: K-dorama: CITY HUNTER [EP-01] | Blablabla Aleatório

  6. Marcela

    aigooo… acho q adquiri uma gastrite nervosa e fiquei totalmente sem unhas, sem falar que às vezes esquecia de respirar nas cenas mais tensas. PERFEITO! romance, ação, humor e mistério nas doses certas, e o final? aigoo, preciso me acostumar com os finais orientais, mto bom, e quase q estava esperando por ele, mas mesmo assim… a espera me deixou angustiada. tdo perfeito, super recomendo e depois dele gostei ainda mais do Lee Byung Hun, q nos faz suspirar em GI Joe.
    AMEI, AMEI, AMEI! mto mara! xero, xero! ^^

    Curtir

    • Nubia Esther

      É perfeito mesmo! Um dos meus dramas favoritos, apesar desse final tenso. O engraçado é que não dava nada pelo Lee Byung Hun no começo do drama (não vi GI Joe ainda), achava que ele não combinava com o papel de protagonista e tal, mas ele me deixou boquiaberta. Adorei!

      Obrigada pela visita Marcela e volte sempre! 😀

      Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s