Contos de Starters (Lissa Price)

contos starters

Uma das inovações que rapidamente se disseminou na literatura juvenil, foi a publicação de contos extras, pequenas histórias que servem para apresentar um livro, ou que servem de ponte entre os livros de uma série. Na duologia Starters, Lissa Price não se privou de utilizar a tática. O conto Retrato de uma Starter, serviu para introduzir sua trama principal já que traz informações passadas sobre a protagonista de sua história, Callie Woodland, e seu melhor amigo e parceiro de sobrevivência, Michael. Quando li Starters, não sabia sobre este conto e acabei lendo-o somente depois de já haver devorado o livro principal. O que também não atrapalhou nada a leitura.

O mesmo que acontece com os outros três contos lançados: Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo e Retrato de uma Doadora. Segundo o Goodreads, eles devem ser lidos nesta ordem e antes da leitura de Enders, o último volume da duologia. Na prática, a ordem de leitura dos mesmos tem pouca importância e lê-los antes ou depois de Enders pouco interfere na experiência de leitura. Não há spoilers e não há informações cruciais para os eventos derradeiros da história. Por que lê-los então?

Ainda que as informações trazidas nestes contos não sejam cruciais, elas nos permitem conhecer um pouco mais sobre a situação social e sobre o evento catastrófico da Guerra dos Esporos. Informações que foram praticamente esquecidas pela autora nos livros principais e que são vislumbradas aqui. É isso mesmo, são vislumbres. Não vá com tanta sede ao pote achando que encontrará informações sobre a razão para a Guerra dos Esporos ter acontecido, sobre como foi a vida quando as pessoas entre 20 e 60 anos começaram a morrer, e como a atual estruturação da sociedade foi atingida. Há alguns indícios, algumas sugestões de como isso ocorreu, mas nada que supra esta falha tão gritante na história criada por Lissa.

retrato de um inspetor

Retrato de um Inspetor é um conto sobre o ponto de vista de um Inspetor, um Ender de 108 anos, que está preocupado com os recentes assassinatos de Starters. Diferentemente dos outros Enders, Walsh realmente se importa com os Starters, mesmo aqueles que vivem às margens do sistema, e não poupa investimentos (pessoais) para ir atrás de pistas que possam ajudá-lo a desvendar os assassinatos misteriosos dessas garotas, e quem sabe descobrir mais sobre a tragédia que se abateu sobre sua família.

Retrato de um Esporo

Retrato de um Esporo é o conto que mais tinha potencial e espaço para lançar luz sobre os motivos da Guerra que ocasionou a contaminação pelos esporos. Mas, ao acabar se focando demasiadamente na relação entre Callie e sua mãe, poucas informações, além daquelas referentes ao clã dos Woodland, são efetivamente apresentadas. Apesar disso, é uma história na qual a tensão é palpável, pois traz os últimos momentos antes dos lançamentos das primeiras bombas contendo os esporos.

Retrato de uma Doadora

E finalmente, o conto Retrato de uma Doadora se passa durante os momentos finais de Starters, e traz o ponto de vista de uma doadora, após perder seu emprego com o fechamento da Prime Destinations. A doadora é uma Starter que teve um papel fundamental no primeiro livro, e neste conto podemos saber mais sobre ela e outros dois doadores com quem ela conviveu durante os momentos que estava com seu corpo alugado. A primeira vista pode até parecer uma história para encher linguiça, mas sua conclusão, tem implicações que foram aproveitadas por Lissa no último volume da história.

Os e-books  dos contos extras de Starters foram disponibilizados gratuitamente pela Editora Novo Conceito e podem ser obtidos nas principais lojas virtuais: [Amazon][Google Play][Kobo][Saraiva]

Conheça a Duologia Starters (Ordem dos contos, segundo o Goodreads):

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Contos de Starters (Lissa Price)

  1. Pingback: Enders (Lissa Price) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s