Quando se escreve para um blog, um dos grandes problemas é a falta de inspiração. Especialmente quando o blog fala de tantas coisas diferentes, como é a
proposta do Blábláblá Aleatório (eu juro que eu tento variar!). Uma das coisas que eu faço para procurar inspiração é ler outros blogs que falam de assuntos que me interessam, o que, lógico, acabou me levando a seguir uns 100 blogs através do Google Reader (não sabe como? Leia aqui).
Eu sigo desde blogs de amigos até blogs de pessoas que eu nunca vou ver na vida. Tem blogs de esmaltes e blogs de livros e blogs de gatinhos fofos em situações engraçadas. E uma coisa que eu percebi por ter juntado todos os blogs do mesmo estilo em categorias foi que todo mundo fala das mesmas coisas.
É, infelizmente, devido às parcerias que os blogs grandes (e muitos pequenos) conseguem com editoras, marcas de esmalte, etc., ao ler mais de 1 blog, eu leio várias vezes sobre as mesmas coisas. Esse dias, todos os blogs nacionais de esmaltes, por exemplo, estavam comentando as duas coleções novas da Risque e postando swatches (fotos dos esmaltes nas unhas) das mesmas cores. Quando uma editora lança um livro, manda um exemplar para todos os blogs parceiros: todo mundo lê o mesmo livro, posta a resenha e faz uma promoção. Já cheguei a participar de 12 promoções de um mesmo livro…
Claro que, se alguém quiser que eu expresse a minha opinião sobre seu produto, eu vou aceitar. É muito difícil ter um blog sobre livros/esmaltes/qualquer coisa e se manter só na criatividade e no salário para manter o blog com novidades. Parcerias são uma relação simbiótica e fazem bem tanto às empresas quanto aos autores de blogs, mas fico me perguntando “e o leitor?”. Ele acaba se submetendo a várias versões diferentes da mesma coisa, e embora opiniões diferentes sejam uma coisa boa para quem está interessado em um assunto, às vezes enjoa. Seguindo as editoras no Twitter, dá para sabermos com antecedência qual vai ser o assunto da vez na maioria dos blogs que eu sigo.
O que eu acho que está faltando é se desprender um pouco das parcerias. O livro da vez quando lido porque a editora “mandou” (e uso a palavra aqui com suas duas conotações mesmo) pode proporcionar uma leitura totalmente diferente se fosse lido porque você se encantou com ele num canto da livraria. O mesmo vai para o esmalte ou a coleção da vez: as meninas parecem não conseguir repetir uma cor “velha”, sendo que era A cor do mês passado…
Faz parecer que todos os blogs são a mesma coisa. Muitas vezes não sei diferenciar um blog do outro na lista do Reader. Isso é preocupante, em minha opinião. Cadê a identidade?
Eu queria entrar na lista de blogs seguidos e ver uma resenha de um livro diferente. Queria ver fotos de esmaltes que foram usados porque deu na telha, não porque é a nova tendência. Queria que os blogs fossem feitos mais de “acho legal” e menos de “novidades”. Queria ver mais opiniões e menos divulgações…
Como eu disse acima, claro que eu gostaria de ter parceiras, é um elogio ao conteúdo do blog e à qualidade dos textos publicados. Mas não é meu objetivo número um. Eu quero poder continuar a ler meus livros aleatórios, comprados porque eu gosto do autor, ou gostei da capa, ou alguém me indicou a correr o risco de ser mais um blog que fala das mesmas coisas por aí. E eu fico me perguntando se os autores dos blogs que eu leio, que têm mil-e-um (ou mais) seguidores no Facebook, não se preocupam com isso. Será que eles estão tão seguros do que estão fazendo que não percebem que todo mundo está fazendo igual? Ou será isso é paranóia minha e são todos diferentes mesmo e os outros seguidores (que provavelmente, como eu, seguem mil outros blogs) conseguem diferenciar um blog do outro e eu que sou a tapada que não consegue?
(Eu citei esmaltes e livros porque eu sigo muitos blogs sobre esses dois assuntos, mas imagino que coisas parecidas ocorram com blogs de outros assuntos).
Não é a primeira vez que eu penso em escrever sobre esse assunto. Só estava esperando conseguir juntar os fragmentos de dúvida em frases coerentes. Espero não ter ofendido ninguém com o meu texto, ele começou como um desabafo, nunca tive a intenção de “falar mal” de ninguém.











Entendo muito essa questão, Mari.
Como qualquer blog sobre qualquer coisa, muitos serão praticamente “iguais” – por um se inspirar em outro, seguirem a mesma proposta, essas coisas…
E a proposta é, justamente, mostrar novidades de coisa tal, de estilo tal, que invariavelmente vão aparecer em centenas de lugares.
Eu seguia uma carrada de blogs que acabei deixando de acompanhar por causa disso. Talvez até esse seja o caso: procurar blogs diferentes, lê-los pela diversidade de conteúdo, não pelas parcerias, número de seguidores ou whatever. Procurar por blogs que abordem de forma diferente os assuntos que tu gosta, não os que só fazem resenha resenha resenha.
Os blogueiros não estão preocupados com o conteúdo? Talvez – acho que muitos, até, o que tem de gente começando blog só pra ganhar produtinhos… Mas se eles estão lá mandando ver com as parcerias e continuam recebendo visitas e comentários, devem pensar que é justamente isso que os leitores deles querem – e alguns nem devem saber de outros blogs que fazem o mesmo, nem seus leitores.
Mas enfim, o desabafo é válido. Faz-se muita coisa igual, assim como em qualquer outra mídia. Ganha quem consegue se diferenciar. =]
CurtirCurtir
Eu procuro o blog pelo conteúdo, mas quantos fazem isso? E quantas parcerias não são formadas baseadas “apenas” no número de seguidores? Eu vi os requisitos deles… Tem que ter média de visualização alta, o que um blog menor com mais conteúdo às vezes não tem (porque fala de coisas que não estão na moda). É quase um círculo vicioso (e triste).
Mas eu fico feliz de ainda não ter sido apedrejada por causa do post xD
CurtirCurtir
Pingback: Este mês (Agosto de 2011) | Blablabla Aleatório
Sabe Mari, sinto exatamente a mesma coisa. Entro todo dia no meu Google Reader e já notei que muitas vezes vejo o mesmo assunto em posts espalhados em vários blogs. É o esmalte tal, o livro tal, o produto tal…
Canso de “passar direto” pelos posts só de ler o título.
Bjocas,
http://www.meunomenaoekerol.com/
CurtirCurtir
Nossa, que bom que eu não sou a única.. Dá um pouco de desespero quando abro o Reader. São muitos posts novos e metade são as mesmas coisas de sempre… Acho isso triste demais! Mas enfim ne? xD Cada um faz o que bem entende com o site
CurtirCurtir