O Trono de Fogo (Rick Riordan)

Atenção, esta resenha trata sobre os acontecimentos do segundo livro da série As Crônicas dos Kane e pode haver spoilers sobre os fatos do primeiro livro. Para saber o que eu achei do primeiro livro, clique aqui.

 

“Se você não ouviu nossa primeira gravação, então… muito prazer: os deuses egípcios estão circulando no mundo moderno, um grupo de magos chamado Casa da Vida está tentando detê-los; todo mundo me odeia e odeia Sadie; e uma serpente enorme está prestes a engolir o Sol e destruir o mundo.”

No segundo volume da série As Crônicas dos Kane, Riordan novamente se dá o trabalho de transcrever os áudios gravados por Carter e Sadie e nos permite conhecer as novas aventuras dos irmãos Kane. Aqueles que gostaram de viajar pelo Duat e conhecer novos deuses em A Pirâmide Vermelha, não ficarão desapontados. O Trono de Fogo garante muita aventura no melhor estilo Indiana Jones, nos apresenta novos personagens e nos permite conhecer um pouco mais sobre a mitologia egípcia. Alguns podem até torcer o nariz para a forma como Riordan se aproveita das mitologias para criar suas histórias, mas é impossível negar que ele não se preocupe com os detalhes e que seu trabalho além de divertido é instrutivo.

Os acontecimentos finais em A Pirâmide Vermelha prediziam grandes dificuldades, agora, Sadie e Carter precisam impedir que o Caos (Apófis) retorne ao mundo. Para isso é necessário trazer Rá de volta aos seus afazeres. Será que conseguirão encontrar o velho deus aposentado? Será que Rá retornará em condições de derrotar Apófis? Sadie e Carter não sabem, mas para colocar seus planos em andamento, destroem um museu, irrompem o caos no Brooklyn e se metem em várias confusões. Um novo inimigo, além de Desjardins, aparece, mas eles também contam com ajudas para lá de inusitadas. Nessa nova etapa, Riordan também nos apresenta novos personagens. Sadie e Carter comandam um centro de treinamento de aprendizes de magos e é assim que conhecemos Jaz e Walt, personagens secundários que crescem durante a narrativa e que devem ter papéis decisivos no próximo volume da série, juntamente com Zia que também está de volta.

A narrativa como era de se esperar (já que se trata de uma transcrição de um áudio) narra eventos passados. Isso quer dizer que sabemos de antemão, que por mais que Sadie ou Carter sejam capturados, ou que passem por apuros, no fim eles estão juntos novamente. Esse recurso narrativo é bem interessante e contribui para tirar a mesmice da história, os comentários e “discussões” em off de Sadie e Carter trazem o tom divertido para a história, mas, ao mesmo tempo esse recurso poda o autor para decisões mais chocantes. Sim, é impossível imaginar que algum de seus heróis viesse a ser sacrificado. Mas, se isso acontecesse você iria gostar de se deparar com um livro narrado apenas por Carter, ou por Sadie? Acho que não, isso estragaria a “surpresa” da história. Enfim, só nos resta aguardar pelo próximo livro, o qual nos promete novas confusões, descobertas e talvez o fim do mundo!

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

4 Respostas para “O Trono de Fogo (Rick Riordan)

  1. Quero ler logo algo do Rick, ainda nunca li nada dele 🙂

    Beijo,
    Lariane – http://www.leiturasedevaneios.com.br

    Curtir

    • Nubia Esther

      Precisa mesmo Lari!
      Você pode tanto começar por essa série, quanto pela do Percy, mas recomendo a do Percy Jackson porque o Rick faz menções à alguns eventos dessa série nas Crônicas dos Kane (bem nas entrelinhas mesmo).

      Quero conferir a narrativa mais adulta do autor, tem-se elogiado muito Tequila Vermelha e não vejo a hora de lê-lo!

      =**

      Curtir

  2. Pingback: Um Autor de Quinta #31 | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: A Sombra da Serpente (Rick Riordan) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s