Ganhei este livro numa promoção do Viagem Literária da Nanda. Normalmente eu demoro um pouco mais para ler livros que eu ganho em promoção (ainda não li Cotoco, e acho que tem quem lembre como eu surtei pra ganhar né?), mas o livro é fino e levinho, perfeito pra eu levar comigo pra ler no bus no caminho do trabalho. E que bom que eu escolhi este livro.
A história de Cássia é simplesmente viciante. Ela vive em uma sociedade no futuro na qual o governo (chamado de “Sociedade” pelos moradores) tem total poder sobre a vida dos cidadãos. E quando eu digo total, é total MESMO. São eles que decidem que tipo de roupa você vai usar, quanto e o quê você come, os exercícios que você pode praticar, seu trabalho e carreiras, com quem você vai se casar, quando vai ter filhos e, finalmente, quando você vai morrer. As poucas decisões que uma pessoa pode fazer em sua vida são: O que fazer nas horas livres (sendo que tanto quando elas são quanto as opções do que fazer são definidas pela Sociedade) e se a pessoa vai querer se casar/ter filhos ou não.
Esta última opção é a que começa a trama. Cássia optou por participar da seleção de pares (a alternativa seria ser um dos Solteiros) e está ansiosa para conhecer a pessoa que tem a maior probabilidade de ser o amor da vida dela em um jantar conhecido como Banquete do Par. Cássia está vestindo um lindo vestido verde, já que no Banquete do Par é uma das poucas ocasiões nas quais não é preciso usar a roupa dos dias normais. O vestido foi escolhido por Cássia, mas já haviam feito as contas que diziam que aquele era o vestido com a maior probabilidade de ser escolhido pela protagonista.
Quando finalmente chega na vez de Cássia conhecer seu Par, algo inusitado acontece: ela já o conhece. É Xander, seu melhor amigo e vizinho. Raramente os pares se conhecem de antemão, sendo que a coisa mais normal é que ele seja de outra Cidade. Mas Cássia é a protagonista e já esperamos que algo seja diferente com ela.
Eis que nos surpreendemos. Ao visualizar o microcartão com as informações que a Sociedade achou pertinente que Cássia aprendesse sobre Xander, não é dele a foto que aparece, mas a de Ky, outro amigo de Cássia. Embora a visita de uma Funcionária da Sociedade confirme que Xander é o Par de Cássia, a menina não consegue conter a curiosidade de conhecer melhor o outro menino que talvez fosse designado a ela. E quando começa a conhecê-lo, descobre que a Sociedade não é tão perfeita quanto parece.
E começa a luta de Cássia para conquistar alguns momentos de vida que lhe pertençam; momentos que não foram precisamente calculados pela Sociedade, mas que foram conquistados por ela e aqueles a seu redor. O livro nos faz perguntar quanto de nossa vida, bem menos controlada por outros, realmente nos pertence.
O livro me impressionou. Eu comecei a leitura esperando uma história de menininha. A eterna luta da protagonista que luta pelo amor impossível. Não deixa de ser esta a temática do livro, mas a ambientação que a autora escolheu, e o motivo que torna o amor impossível tornam a história muito mais profunda do que aparenta ser. Apesar de ser um livro curto (menos de 300 páginas), a história se desenvolve bem, flui bastante e cativa. A crítica associada à história de amor aproxima a história do que acreditamos ser as melhores das lutas (por amor e por ideal).
Se você ainda não entendeu que este livro é incrível, vai por mim. A leitura vale muito a pena. Não deixe as aparências enganarem!
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Prevejo pessoa buscando Ky na internet com outra intenção e caindo aqui lol
Anyway, é um assunto bem interessante por ser diferente. Lerei um dia 🙂
CurtirCurtir
Duvido =P
Se quiser, eu levo aí =)
CurtirCurtir
Ótima resenha, dona Feanari. Entrou pra minha lista gigantesca de livros a ler depois dela 😀
CurtirCurtir
Mesmo com o Bookworm Rehab LOL
CurtirCurtir
Eu sei como é… Tô vendo livros demais que eu não vou poder comprar. Vou começar a escrever uma lista para comprá-los depois só xD
CurtirCurtir
Ah! Que bom que você gostou da resenha! Eu estavam em dúvida se estava boa o bastante, sabe? =P
CurtirCurtir
Ei Mari,
Não tinha lido a resenha ainda, que bom que vc gostou do livro ^^ Eu também adorei a história e os personagens, estou curiosa pela continuação.
Sua foto está aqui esperando para postagem, mas é que a maioria do pessoal demora a me mandar ai tenho que esperar juntar mais fotos rs.
bjoo
CurtirCurtir
Gostei sim, Fer =)
Que bom que eu que ganhei, ou eu provavelmente ia ficar sem ler xD
Quando vc postar a foto, me avisa! =)
bjões
CurtirCurtir
Pingback: Saturday Rehab #2 | Blablabla Aleatório
Pingback: Este mês (Maio de 2011) | Blablabla Aleatório
Pingback: Promoção: Destino (Ally Condie) | Blablabla Aleatório
Pingback: Lembrete: Promoções rolando no blog | Blablabla Aleatório
Adorei a resenha,fiquei super curiosa para ler esse livro, a estória parece ser tão envolvente. vou providenciar a leitura desse livro imediatamente.
CurtirCurtir
Quem sabe vc não ganha na promo? 😀
CurtirCurtir