Projeto Literário: Volta ao Mundo em 198 Livros

Apesar de não ser adepta aos Projetos/Desafios Literários, sou adepta das metas de leitura, pelo menos a do Skoob, ainda que minha lista de livros escolhidos varie muito ao longo do ano, então acho que nem posso colocar que sou tão adepta assim. Nos últimos tempos têm surgido projetos de leitura muito interessantes e que tenho tentado adaptar aos meus hábitos de leitura, sem me comprometer entretanto com longas listas e metas, mas quando a Alinde postou no Instagram que ela começaria um projeto literário de ler ao menos um livro de cada um dos países do mundo na hora bateu a vontade de participar. Ela fez um bom histórico do projeto no seu post de apresentação.

Assim, inspirada pelo A volta do mundo em 198 livros da Camila Navarro do Viaggiando (vejam o vídeo que a Camila gravou recentemente falando sobre o projeto e mais um envolvendo a literatura brasileira que também me animou muito) e pelo Projeto Volta ao Mundo em 198 Livros da Alinde do Alindalë vou tentar quebrar o monopólio das literaturas norte-americanas e inglesas nas minhas leituras e quiçá conhecer novos autores e aprender mais sobre outros países. Assim como ela também não estipularei data de término, serão muitos e muitos livros e nada mais justo que se transforme em um projeto para a vida, mas com um forte desejo de que seja cumprido.

voltaomundoem198final-copy

Como vai funcionar?

Assim como a Alinde, utilizarei a lista de países do Viaggiando que contém os 193 países membros da ONU mais seus dois estados-observadores (Vaticano e Palestina) além de Taiwan, Saara Ocidental e Kosovo que não são reconhecidos pela organização.

Diferentemente da Camila que têm regras mais restritas sobre os livros que serão lidos, no meu caso todos os estilos serão permitidos: ficção ou não-ficção.  Além disso, livros que já tenho terão preferência para serem escolhidos como representantes (a ideia é ajudar a diminuir as pilhas e pilhas de livros para ler).

Todos os livros serão (ou no caso dos já contabilizados, já foram) resenhados aqui no blog. Portanto leituras antigas (leituras pré-blog) só poderão ser escolhidas como representantes no caso de releituras.

A partir de agora todas as resenhas dos livros que foram lidos por incentivo do projeto terão o selo aí de cima estampado no final do texto.

Sugestões de livros e autores são bem-vindas.

Manterei aqui uma página contendo o andamento do projeto (ela também poderá ser acessada no menu do header do blog). Os livros escolhidos como representantes e já lidos estão citados e com links para suas respectivas resenhas. Vocês irão perceber que alguns países também contém links clicáveis. Neles estão relacionados todos os livros lidos e resenhados (por mim e pela Mari) aqui no blog para cada país. Cortesia da ferramenta de tags do WordPress.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Felicidades aleatórias, Lendo aleatoriamente, Volta ao Mundo em 198 Livros

6 Respostas para “Projeto Literário: Volta ao Mundo em 198 Livros

  1. Nossa, gostei muito do projeto! Acho que tentarei também

    Curtido por 1 pessoa

    • Nubia Esther

      Oi Julie, o projeto é bem legal mesmo. Além de conhecer novos autores e países ainda é um incentivo a mais para ler em outras línguas se for o caso. Tente sim! =)

      Curtir

  2. Pingback: Corpus Delicti – Um Processo (Juli Zeh) | Blablabla Aleatório

  3. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Resumo do Mês | Blablabla Aleatório

  5. Pingback: A Varanda do Frangipani (Mia Couto) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s