Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

Clive Cussler
Clive nasceu em 15 de julho de 1931 em Aurora, Illinois, mas cresceu em Allhambra, California. Cussler serviu à Força Aérea dos EUA durante a Guerra da Coreia, trabalhando como mecânico e engenheiro de voo. Após sua dispensa do serviço militar, Cussler atuou na indústria de publicidade como redator e diretor de criação, produzindo anúncios premiados internacionalmente.
A carreira de autor começou em 1965. Nessa época sua esposa trabalhava à noite e por não ter ninguém em casa para conversar após colocar as crianças para dormir, Cussler decidiu começar a escrever para passar o tempo. Seu primeiro livro publicado foi The Mediterranean Caper em 1973, nascia ali seu protagonista mais famoso, Dirk Pitt, engenheiro naval, agente do governo e aventureiro. Nas aventuras de Dirk Pitt, Cussler explora as implicações de uma história alternativa, como a existência de Atlântida ou Abraham Lincoln ter sido sequestrado em vez de assassinado. Os dois primeiros livros da série são considerados thrillers marítimos relativamente convencionais, ao passo que o terceiro volume Raise the Titanic! (1976) estabeleceu o padrão que viria a ser seguido nos demais livros da série: uma mistura de aventura e alta tecnologia, geralmente envolvendo vilões megalomaníacos, navios perdidos, mulheres bonitas e tesouros submersos.
Sua primeira obra de não-ficção, The Sea Hunters (1996), lhe garantiu um doutorado em Letras outorgado em 1997 pelo Conselho da State University of New York Maritime College, que aceitou a obra como substituta da tese de doutoramento. Foi a primeira vez desde que a faculdade foi criada que um título foi concedido desta forma.
Além de escritor, Cussler é considerado uma autoridade em naufrágios e é fundador da National Underwater and Marine Agency (NUMA) uma organização sem fins lucrativos que se dedica à preservação da história marítima através da descoberta, pesquisas arqueológicas e a conservação de artefatos de naufrágios. Ele, sua equipe de especialistas marinhos e voluntários descobriram mais de 60 sítios de naufrágios historicamente significativos. Além de presidente do NUMA, Cussler também é membro do Explorers Club de New York e da Royal Geographic Society de Londres. Devido às suas explorações subaquáticas, Cussler foi homenageado com o Prêmio Lowell Thomas em 2002. Atualmente, o autor vive no Arizona.
Livros
Cussler já publicou mais de 50 livros, os quais foram publicados em mais de 40 idiomas e em mais de 100 países. Lista com todos os livros de Cussler.
Série Dirk Pitt

Série The Numa Files

Série The Oregon Files

Série Isaac Bell

Série Fargo

No Brasil atualmente o autor é publicado pela Editora Novo Conceito, que publicou dois livros da Série Isaac Bell e um das aventuras do casal Fargo. Mas, também há obras suas publicadas pelo Círculo do Livro, Grupo Editorial Record, Ediouro e Geração Editorial.
Lista de livros: [Goodreads][Skoob]
Cussler no Blablabla
Resenha de A Caçada (Isaac Bell #1)
Curiosidades
- Em seu romance Dragon (1990), Cussler fez uma “aparição”, uma brincadeira que ele esperava que o editor percebesse e que retirasse antes do livro ser publicado. Não foi, e desde então, o autor continua fazendo “participações especiais” em suas obras, em algumas delas até fornecendo uma assistência ou informação essencial para os protagonistas. Essas participações podem ser conferidas nas aventuras de Pitt e também nas do casal Fargo. The Tombs (2012) também inclui sua esposa, Janet.
Apesar do sucesso de venda dos livros de Cussler, as adaptações cinematográficas amargaram fracassos de bilheterias.
- Raise the Titanic! foi o primeiro romance de Cussler a ser adaptado para o cinema em 1980. Estrelado por Richard Jordan, Jason Robards, David Selby e Anne Archer, o filme arrecadou 13,8 milhões em um orçamento de 36 milhões.
- Em 2005 a Paramount Pictures lançou Sahara estrelado por Matthew McConaughey, Steve Zahn, William H. Macy e Penélope Cruz. Ainda que tenha estreado em primeiro entre os filmes mais assistidos, acumulando 18 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana, Sahara é considerado um dos maiores fracassos financeiros da história de Hollywood. O filme arrecadou 122 milhões em um orçamento de 241 milhões de dólares.
Links Interessantes
Clive Cussler Collector’s Society
Compre aqui:









