(Para ler ouvindo One of Us – Joan Osbourne a música de abertura – abram em outra aba/página)
Eu estou atrasada uns sete anos pra falar desta série. Mas o fato é que eu só assisti agora, em 2010. Quando a série saiu em 2003, eu não consegui acompanhar e graças à tecnologia do mundo atual, consegui fazê-lo estas férias (por isso que eu não li quase nada – viciei).

"Why me!?"
A séria trata da vida de Joan Girardi (Amber Tamblyn), que muda da água pro vinho quando ela conhece Deus. A primeira vez que Ele esbarra com a protagonista é no ônibus (pra música tema se encaixar ainda melhor na série), e ele a acompanha até a escola. Deus então começa a sugerir que Joan fizesse inúmeras coisas pequenas e, às vezes, absurdas, como se matricular em um curso avançado de Química (preciso dizer que adorei? lol), dar uma festa, convidar o valentão da escola pro baile…
Durante o episódio, Joan normalmente acha que a tarefa que Deus pediu que ela fizesse é a coisa mais banal do mundo, ou idiota, desnecessária, tosca, ridícula… Mas ela continua fazendo, e no fim, ela percebe que a ação que era banal pra ela mudou bastante a vida de alguém.
Acho que o que me atraiu na série, além de ser fã de drama adolescente, é que Deus não tem religião. Ele não diz que uma está certa e a outra errada. Tampouco fica citando escrituras ou pedindo pra Joan acreditar Nele. Ele diz que é Deus, ela pede prova, Ele começa a falar pra ela coisas que ela nunca contou pra ninguém, e ela aceita que Ele é Deus. Ela não passa a ser uma fanática religiosa, ela apenas tem fé que Ele existe e faz o que Ele pede que ela faça. Ah, e Ele sempre enfatiza que ela tem livre-arbítrio e pode optar por não fazer o que Ele pede, mas pra ela, não fazer o que Deus manda parece errado, já que ela acredita que se ele pediu, tem um motivo.
Enquanto assistia, a série mexeu com meu lado espiritual. Eu nunca fui de acreditar em uma pessoa que fez tudo e em toda a onipresença e tal. Sendo cientista, eu sempre procurei um lado racional nisso tudo e não achei. Gostei do Deus que eles pintaram, acho que nesse eu conseguiria acreditar, ou ter fé na sua existência. Talvez se a série não tivesse sido cancelada… hahaha.

Famíla de Joan: Pai, Mãe, Kevin, Joan e Luke
A série não seria boa se tratasse só da Joan. Além dela, acompanhamos sua família e seus dramas: o pai, policial, em seu trabalho de colocar caras maus na cadeia; a mãe, secretária da escola onde Joan estuda e pintora por hobby e vocação; o irmão mais velho, Kevin, que ficou paraplégico num acidente de carro e sua luta para se acostumar à vida nova e o irmão mais novo, Luke, menino cientista. Nenhum sabe das visões de Joan e simplesmente acham que ela está passando por uma fase na adolescência por querer fazer tantas coisas aleatórias (como entrar pro clube do debate, clube do xadrez..)
Na escola, depois de se matricular nas aulas avançadas de Química, Joan faz dois amigos que a acompanham no resto da série: Adam, que é um artista meio autista, e Grace, uma menina politicamente engajada que se revolta contra tudo e todos. Eles tampouco sabem da ligação mística de Joan com Deus, mas aceitam que ela está “passando por uma crise de identidade” e “é uma pessoa participativa”. Seus dramas também são explorados na série.
Muitas vezes, a missão que Deus dá pra Joan acaba ajudando alguém da família dela ou um dos amigos. Em um dos episódios, Ele conta a Joan o que teria acontecido caso ela não tivesse feito o que ele pediu, e ela viu que as conseqüências das ações dela podem não ser boas, mas se ela não tivesse agido, as coisas poderiam ter ficado piores.
Finalmente: a série é gostosa de assistir. É meio lenta, as coisas demoram pra acontecer, e parece que ficou muito tempo no esquema “Deus dá uma missão, Joan faz, tudo acaba bem” e deixou de seguir em frente com as coisas. A série teve duas temporadas e foi cancelada, e JUSTAMENTE no fim da segunda temporada é que eles colocaram um “vilão” pra Joan enfrentar… Nunca saberei que fim isso teria, e isso me deixa triste. Não entendo como eles conseguem cancelar séries assim…

... e Deus como menininha













Guarda os arquivos que em setembro levo meu hd externo 😛
Fiquei interessado.
CurtirCurtir
Já apaguei =( Eu fui assistindo e apagando =( Sorry
CurtirCurtir