Sense and Sensibility Graphic Novel

Já falei da Graphic Novel de Orgulho e Preconceito adaptada pela Nancy Butler aqui. Gostei demais da primeira adaptação que eu li e mal pude esperar para ler outra.

Razão e Sensibilidade é bastante diferente da adaptação de Orgulho e Preconceito. A diferença mais gritante é o traço. Enquanto o de O & P foi trazido à vida por Hugo Petrus, R & S tem os traços de Sonny Liew. Os traços deles são bastante diferentes: enquanto o de Hugo é mais delicado e sério, o de Sonny é mais caricato – lembra aquelas caricaturas (as bem feitas) que a gente faz aleatoriamente no shopping.

Alguns quadros são mais detalhados do que outros, mas de um modo geral, são bem simples. Quando o destaque devem ser as personagens, estas são bem desenhadas e detalhadas, e o fundo frequentemente é monocromático; mas quando se deseja mostrar ao leitor onde as personagens estão, ele dá maior foco ao lugar e às vezes até torna mais simples o desenho das personagens. Desta maneira, as páginas não ficam pesadas para o olhar. As personagens são bem diferenciadas umas das outras, mesmo nas caricaturas, bom para o leitor distraído que pode não captar muitas sutilezas.

A história foi adaptada por Nancy de maneira primorosa. As cenas mais importantes estão todas lá, e diagramadas de tal maneira que a história se torna totalmente clara. Não senti falta de nenhuma parte da história, o que é algo importante, já que esta história é conhecida por muitos.

O livro funciona muito bem como porta de entrada para mais um clássico literário. Nunca leu Razão e Sensibilidade e acha que a história é complicada? Comece com a história em quadrinhos. Já decorou a história de tanto que leu? Leia a história em quadrinhos! Vale a pena comprar esta adaptação? Para mim, valeu. Mas eu sou fã de Jane Austen e achei esta adaptação muito boa. Se eu tivesse que escolher entre a de Orgulho e Preconceito e esta, eu preferiria a de O&P: a história de O&P me agrada mais e eu gosto mais do estilo de desenho de Hugo Petrus.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Feanari

Uma resposta para “Sense and Sensibility Graphic Novel

  1. Pingback: Um Autor de Quinta #35 | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s