Desafio (C. J. Redwine)

desafio

Em uma Terra devastada. A civilização resiste à sombra das muralhas das cidades-estados. Muralhas que mantém as ameaças das Terras Ermas afastadas, mas que ao mesmo tempo lhes coloca sob o jugo de seus governantes. Antigos heróis e salvadores da pátria que utilizaram sua influência para ascender ao poder, e que hoje o mantém com mãos de ferro. As Terras Ermas são um emaranhado de árvores e escombros de antigas cidades. Lar de bandidos rebeldes e território livre do Maldito, criatura que tem a capacidade de destruir o que restou da civilização.

Em Baalboden os portões da muralha são fechados ao crepúsculo e apenas os rastreadores, homens ao serviço do Comandante, podem aventurar-se fora dos limites da muralha. Jared Adams é o melhor rastreador de Baalboden, mas há 60 dias não retorna para casa e é declarado oficialmente morto pelo Comandante. Rachel sua filha de 16 anos precisa então encarar as mudanças que isso ocasionou em sua vida, a começar pelo fato de seu novo Protetor (designado por seu pai em seu testamento) ser Logan McEntire, o aprendiz de seu pai a quem Rachel declarou seu amor há alguns anos e que a rejeitou. Mais do que nunca os dois precisam superar suas diferenças, para conseguirem conviverem e conseguirem provar que Jared na verdade está vivo e que o Comandante sabe mais a respeito do seu sumiço do que deixa transparecer. E isso não será uma tarefa fácil.

Rachel é tudo, menos o arquétipo de uma garota de Baalboden. Longe de preocupar-se com vestidos, tarefas domésticas, seus conhecimentos vão muito além. Ela é capaz de sobreviver nas florestas das Terras Ermas, manejar armas com uma destreza reservada apenas aos melhores rastreadores e homens da guarda do comandante e com um espírito independente que muitas vezes a coloca na rota de problemas. Logan, por outro lado, é um órfão de 19 anos. Ele é um excelente inventor que escapou da pobreza por causa da intervenção do pai de Rachel e que perdeu sua mãe por causa das leis arcaicas e restritivas de Baalboden. As mesmas leis que Rachel releva com tanto afinco que ele também está cansado de seguir cegamente. E quando Rachel decide fugir e encontrar seu pai, isso coloca ambos na mira do Comandante.

“Nunca considerei justo que a anatomia devesse ser o fato decisivo para indicar as aptidões de meu cérebro. Meu pai achava o mesmo, e eu me esforçava muito para aprender tudo o que ele tivesse a me ensinar.” Página 115.

A narrativa de Redwine é cativante. A história já começa a todo vapor e o ritmo segue assim praticamente até o fim, salvo alguns momentos na metade final do livro. A leitura de Desafio flui e você passeia pelas páginas. Talvez o elemento que tenha propiciado isso seja a grande química entre os protagonistas, não surpreendendo o fato de que as partes mais arrastadas da trama, sejam aquelas que os dois não estão juntos. Outro ponto positivo foi o fato da autora ter separado a narrativa entre Rachel e Logan. Isso nos permitiu acompanhar de mais perto o desenrolar do relacionamento dos dois e nos aproximou dos personagens. Uma das poucas coisas de que não gostei, foi a falta de um mapa desse novo mundo imaginado por Redwine. Se os personagens tivessem ficado restritos à Baalboden, eu ainda assim sentiria falta (por mera curiosidade), mas entenderia a pouca importância de tal informação. Mas, eles saem de lá, eles se aventuram por outras regiões, outras cidades-estados são citadas e ter um mapa que nos situasse, sem dúvida nenhuma, enriqueceria muito a leitura. Eu duvido muito que tal informação seja adicionada nos próximos livros, mas que seria legal, ah, isso seria.

Enfim, Desafio mistura distopia, ficção científica e fantasia. Tem romance, aventura, política, tecnologia, conspiração e mistério. E, apesar de se passar em um futuro, todo o panorama formado pelas cidades-estados, as leis arcaicas estipuladas pelo Comandante, a estruturação social e as vestimentas, conferem um ar de romance histórico que remete aos romances de capa e espada. Todos esses elementos, tão díspares a um primeiro momento, mesclaram-se muito bem e conferiram a história de Redwine um tom único, uma característica para agradar aos mais diversos tipos de leitores. Espero que a Novo Conceito não demore a publicar os demais livros, já que a trilogia é relativamente antiga (começou a ser publicada em 2012) e todos os livros já foram publicados.

Conheça a trilogia Desafio (Defiance):

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Editora Novo Conceito, Editoras Parceiras, Resenhas da Núbia

Uma resposta para “Desafio (C. J. Redwine)

  1. Oooi, tudo bem? Eu gostei de sua resenha! Fiquei curiosa para ler o livro, acredito que vou gostar por ter aventura, suspense… Faz um tempo que tenho vontade de ler alguma distopia, acho que essa trilogia será um começo.

    Curtir

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s