Em uma Terra devastada. A civilização resiste à sombra das muralhas das cidades-estados. Muralhas que mantém as ameaças das Terras Ermas afastadas, mas que ao mesmo tempo lhes coloca sob o jugo de seus governantes. Antigos heróis e salvadores da pátria que utilizaram sua influência para ascender ao poder, e que hoje o mantém com mãos de ferro. As Terras Ermas são um emaranhado de árvores e escombros de antigas cidades. Lar de bandidos rebeldes e território livre do Maldito, criatura que tem a capacidade de destruir o que restou da civilização.
Em Baalboden os portões da muralha são fechados ao crepúsculo e apenas os rastreadores, homens ao serviço do Comandante, podem aventurar-se fora dos limites da muralha. Jared Adams é o melhor rastreador de Baalboden, mas há 60 dias não retorna para casa e é declarado oficialmente morto pelo Comandante. Rachel sua filha de 16 anos precisa então encarar as mudanças que isso ocasionou em sua vida, a começar pelo fato de seu novo Protetor (designado por seu pai em seu testamento) ser Logan McEntire, o aprendiz de seu pai a quem Rachel declarou seu amor há alguns anos e que a rejeitou. Mais do que nunca os dois precisam superar suas diferenças, para conseguirem conviverem e conseguirem provar que Jared na verdade está vivo e que o Comandante sabe mais a respeito do seu sumiço do que deixa transparecer. E isso não será uma tarefa fácil.
Rachel é tudo, menos o arquétipo de uma garota de Baalboden. Longe de preocupar-se com vestidos, tarefas domésticas, seus conhecimentos vão muito além. Ela é capaz de sobreviver nas florestas das Terras Ermas, manejar armas com uma destreza reservada apenas aos melhores rastreadores e homens da guarda do comandante e com um espírito independente que muitas vezes a coloca na rota de problemas. Logan, por outro lado, é um órfão de 19 anos. Ele é um excelente inventor que escapou da pobreza por causa da intervenção do pai de Rachel e que perdeu sua mãe por causa das leis arcaicas e restritivas de Baalboden. As mesmas leis que Rachel releva com tanto afinco que ele também está cansado de seguir cegamente. E quando Rachel decide fugir e encontrar seu pai, isso coloca ambos na mira do Comandante.
“Nunca considerei justo que a anatomia devesse ser o fato decisivo para indicar as aptidões de meu cérebro. Meu pai achava o mesmo, e eu me esforçava muito para aprender tudo o que ele tivesse a me ensinar.” Página 115.
A narrativa de Redwine é cativante. A história já começa a todo vapor e o ritmo segue assim praticamente até o fim, salvo alguns momentos na metade final do livro. A leitura de Desafio flui e você passeia pelas páginas. Talvez o elemento que tenha propiciado isso seja a grande química entre os protagonistas, não surpreendendo o fato de que as partes mais arrastadas da trama, sejam aquelas que os dois não estão juntos. Outro ponto positivo foi o fato da autora ter separado a narrativa entre Rachel e Logan. Isso nos permitiu acompanhar de mais perto o desenrolar do relacionamento dos dois e nos aproximou dos personagens. Uma das poucas coisas de que não gostei, foi a falta de um mapa desse novo mundo imaginado por Redwine. Se os personagens tivessem ficado restritos à Baalboden, eu ainda assim sentiria falta (por mera curiosidade), mas entenderia a pouca importância de tal informação. Mas, eles saem de lá, eles se aventuram por outras regiões, outras cidades-estados são citadas e ter um mapa que nos situasse, sem dúvida nenhuma, enriqueceria muito a leitura. Eu duvido muito que tal informação seja adicionada nos próximos livros, mas que seria legal, ah, isso seria.
Enfim, Desafio mistura distopia, ficção científica e fantasia. Tem romance, aventura, política, tecnologia, conspiração e mistério. E, apesar de se passar em um futuro, todo o panorama formado pelas cidades-estados, as leis arcaicas estipuladas pelo Comandante, a estruturação social e as vestimentas, conferem um ar de romance histórico que remete aos romances de capa e espada. Todos esses elementos, tão díspares a um primeiro momento, mesclaram-se muito bem e conferiram a história de Redwine um tom único, uma característica para agradar aos mais diversos tipos de leitores. Espero que a Novo Conceito não demore a publicar os demais livros, já que a trilogia é relativamente antiga (começou a ser publicada em 2012) e todos os livros já foram publicados.
Conheça a trilogia Desafio (Defiance):
- Outcast (Conto 0.5) [Goodreads][Skoob]
- Desafio [Goodreads][Skoob]
- Deception [Goodreads][Skoob]
- Deliverance [Goodreads][Skoob]
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Oooi, tudo bem? Eu gostei de sua resenha! Fiquei curiosa para ler o livro, acredito que vou gostar por ter aventura, suspense… Faz um tempo que tenho vontade de ler alguma distopia, acho que essa trilogia será um começo.
CurtirCurtir