Histórias Periódicas – Hugh Aldersey-Williams

   “A curiosa vida dos elementos”. Certamente não é assim que a maioria das pessoas encara os elementos da Tabela Periódica. Aquele monte de letras organizadas de maneira que às vezes parece sem sentido (mas que na verdade faz mais do que muito sentido), tem uma vida secreta, fora do domínio dos laboratórios de química, e que ultrapassam barreiras geográficas e culturais. A influência dos blocos construtores de tudo o que há no universo se estende à arte, à literatura, e pode ser vista a todo instante.

O autor do livro começou sua peregrinação tentando colecionar os elementos. Alguns são tão comuns no nosso dia-a-dia, que ele rapidamente os conseguiu: alumínio, ouro, prata, carbono… Outros, como os elementos radioativos, demandaram um pouco mais de esforço (e nem sempre ele os conseguiu). Enquanto narra a história da coleção que ele sonhava em completar, ele conta histórias dos elementos: como foram descobertos, por quem, se ficaram famosos.

O livro é dividido em cinco partes: Poder, Fogo, Artefato, Beleza e Terra. Cada uma dessas seções tem a história de alguns elementos ilustrando seu papel na história da humanidade. em “Poder”, por exemplo, figuram o ouro, a prata, a platina – elementos rapidamente associados ao poder financeiro – e ferro, plutônio e urânio – elementos associados ao poder bélico. Já em “Terra”, as histórias são mais sobre os elementos que podem ser encontrados na crosta terrestre, na forma de minérios, ou ligas metálicas. Todas as seções contam com histórias que fascinam qualquer curioso.

Este livro é para aqueles interessados em saber onde podemos encontrar os elementos no dia-a-dia, para quem tem curiosidade sobre esses minúsculos tijolinhos que compõem tudo ao nosso redor. E o mais importante, para curtir este livro, basta querer aprender, pois ele não exige nenhum conhecimento prévio de química. Eu gosto muito desse tipo de livro, que ajudam a divulgar a química, então para mim, a leitura foi fascinante. Com certeza é um livro que vale a pena pegar para ler.

Compre aqui:

Cultura Saraiva Travessa Fnac Fnac Fnac
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Editoras Parceiras, Grupo Editorial Record, Resenhas da Feanari

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s