“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de uma esposa.”
A frase célebre que abre o romance mais famoso de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, também inicia a versão moderna deste clássico. Só que ao invés de ser uma fala da Sra. Bennet, está impresso em uma camiseta que ela dá a suas filhas. Ao modernizar o clássico inglês, a família Bennet tem duas filhas a menos, com Kitty e Mary virando uma gata e uma prima. Eles também mudaram de cidade, e moram no estado da Califórnia nos EUA, não na Inglaterra. Outras alterações também foram feitas: o par de Jane é Bing Lee (Bingley no original – e devo admitir que ri por uns 5 minutos com essa mudança), Pemberley é a empresa de Darcy (versus o nome da sua propriedade), a Sra. Gardiner é a orientadora da Lizzie, não sua tia, entre outras, todas feitas com o intuito de tornar mais real a modernização.
Como podemos adivinhar pelo título, este livro é o diário de Lizzie Bennet, a protagonista de Orgulho e Preconceito (mas nessa versão moderna). A história começa com a narrativa de como a sua mãe ficou empolgada com a chegada de Bing Lee – um solteiro rico – à cidade. Lizzie é estudante de comunicação e precisa elabora um projeto multimídia para uma de suas aulas, e tem a inspiração de contar sobre sua vida online, em um vlog. Ela não esperava que fosse conquistar todos seguidores que conseguiu, mas o drama familiar somado ao romance entre Jane e Bing e as doideiras da Lydia (ela já é excêntrica no original, pensem nela mais a liberdade que as mulheres conquistaram nos últimos 200 anos).
O livro é baseado na série de vídeos no YouTube, no canal “The Lizzie Bennet Diaries”. Para ver o primeiro vídeo, clique aqui. Os vídeos são curtos (menos de 5 minutos cada), então dá para ver um atrás do outro facilmente. Antes que me perguntem, não, não é demais ler o livro após ver os vídeos – na verdade, eles se complementam: as cenas do vídeo são narradas no livro, mas tem eventos que aparecem só em um dos dois.
Eu absolutamente amei este livro. É uma modernização muito inteligente e bem pensada de um livro que eu adoro. É um must para quem gosta de Orgulho e Preconceito. Recomendadíssimo!
Compre aqui:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |