Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile. Pretendemos toda quinta-feira trazer informações, curiosidades e algumas dicas de leituras e afins sobre algum(a) autor(a).

John Green
John Michael Green nasceu no dia 24 de agosto de 1977 em Indianápolis, Indiana. Ele passou boa parte da infância em Orlando, Flórida e também morou em Birmingham (Alabama), Nova Iorque e Chicago. Atualmente, ele mora com a esposa, Sarah, e seus filhos, Henry e Alice, em Indianápolis.
Green é bacharel em Inglês (com ênfase nas obras de Mark Twain) e Estudos Religiosos (principalmente islamismo) pelo Kenyon College. Depois de concluída a faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como aprendiz de capelão em um hospital infantil. Ele tinha a intenção de se tornar um ministro episcopal, chegou até mesmo a se matricular na Divinity School da Universidade de Chicago, mas não chegou a assistir às aulas. Suas experiências em trabalhar em um hospital infantil com crianças enfrentando doenças fatais, mais tarde serviriam de inspiração para a história de A Culpa é das Estrelas.
Durante a época em que morou em Chicago, Green trabalhou como resenhista literário para a revista Booklist. Foi durante esse período que ele escreveu seu primeiro romance, Looking for Alaska (Quem é você, Alasca?). O livro foi publicado pela Dutton Children’s Book em 2005 e Green ganhou o Prêmio Michael L. Printz da American Library Association pelo “melhor livro do ano para adolescentes”.
Livros

No Brasil, o autor tem livros publicados pela WMF Martins Fontes (a primeira a publicar uma obra sua por aqui), pela Galera Record que publicou recentemente seu livro em coautoria com o David Levithan e pela Intrínseca que publicou a maior parte de seus romances.
- Looking for Alaska (2005) – Quem é você, Alasca? (2010) [Goodreads][Skoob]
- An Abundance of Katherines (2006) – O Teorema Katherine (2013) [Goodreads][Skoob]
- Paper Towns (2008) – Cidades de Papel (2013) [Goodreads][Skoob]
- Let it Snow: Three Holiday Romances – com Maureen Johnson e Lauren Myracle (2008) [Goodreads][Skoob]
- Will Grayson, Will Grayson – com David Levitah (2010) – Will & Will (2013) [Goodreads][Skoob]
- The Fault in Our Stars (2012) – A Culpa é das Estrelas (2012) [Goodreads][Skoob]
Outros Projetos

“Don’t Forget To Be Awesome” (DFTBA)
Em 2007, John e seu irmão Hank deixaram de lado a comunicação via texto e começaram a conversar principalmente através de vídeos postados no YouTube. Tinha início naquele ano o chamado projeto Brotherhood 2.0. Os vídeos acabaram se tornando um sucesso e uma comunidade de pessoas, intituladas de nerdfighters, criou-se a partir daí. O próprio John Green explica o que é um nerdfighter:
“They are just like normal people, but instead of flesh and blood, they are made of awesome.”
No dia 31 de dezembro de 2007, o projeto Brotherhood chegou ao fim com sucesso. Mas, apesar de terem retomado a comunicação textual, John e Hank continuam a postar vídeos toda semana e o canal é um dos mais populares do YouTube.
A nerdfightheria continua crescendo e agindo em pró de um mundo melhor, seja angariando fundos para combater a pobreza, plantando árvores ou, como a linda história dessa semana (e brasileira) – um gesto solidário para que uma garota tetraplégica pudesse conhecer finalmente a história que tanto desejava.
Isso é ser Awesome!

A mental_floss é uma revista que apresenta fatos e curiosidades de uma forma humorística. A revista tem oito números anuais e hospeda um blog com curiosidades, notícias e recursos adicionais. John e o irmão são colaboradores na revista e semanalmente vai ao ar vídeos sobre curiosidades, listas e conhecimentos gerais produzidos por John. Vale muito a pena se inscrever no canal. Olha só que legal:
Green no Blablabla
Resenha de A Culpa é das Estrelas
Resenha de Will & Will
Links Interessantes
Compre aqui:










Amo John Green! é o meu autor preferido s2
CurtirCurtir