A Clash of Kings – George R. R. Martin

Atenção! Esta resenha é sobre o segundo livro da série “A Song of Ice and Fire”, e pode conter spoilers do enredo do livro anteriore. A Núbia já resenhou este livro, aqui. Nós já resenhamos o primeiro livro da série aqui (eu) e aqui (Núbia).

Um cometa vermelho passa por cima do céu e pode ser visto por todos os cantos do reino. Ele marca a realização, no primeiro livro, de uma profecia antiga. E a guerra entre os reis continua. Um reino, três dragões e cinco reis são parte da mistura deste livro, junto de traições, egos, ambições, tratados e guerra.

Aqueles que estão lutando pelo trono fazem parcerias, promessas e reféns. Entre uma batalha e outra, vemos um Stark fugindo pelo mundo, e outro ainda tendo sonhos que se provam ser a verdade. Do outro lado do mar, uma pretendente ao trono luta para não morrer de fome com seus poucos súditos e poder tomar parte da grande disputa pelo poder. Além da muralha que separa o mundo em dois, os guerreiros encarregados de protege-lo tomam decisões drásticas na tentativa de conhecer melhor o perigo que estão para enfrentar.

A narrativa continua dividida entre alguns personagens, nove para ser mais exato. Para não dar
spoilers, vou deixar os nomes em branco, então passe o mouse entre os parênteses: (Arya, Bran, Catelyn, Daenerys, Davos, Jon, Sansa, Theon e Tyrion (não nessa ordem)).

Como eu disse diversas vezes no blog, eu não muito gosto de livros com mais de um ponto de vista. Ainda mais quando o autor gosta tanto de matar as personagens (foram 72 neste livro!). Eu fico um pouco agoniada quando estou lendo um capítulo e não sei se a personagem vai viver até o final dele. Sim, esse modo de narrativa é absolutamente necessário para cobrir todo o mundo que ele inventou, e eu não consigo imaginar outra maneira de contar esta história (o que não significa que eu tenho que gostar, né?).

Foi um livro particularmente difícil de ler, eu achei bem cansativo e demorei mais do que demoraria num livro deste tipo. Já ouvi outras pessoas falarem que os livros ímpares são os melhores da série, e eu não vou discordar (por enquanto…). Este livro é bem pesado (literal e figurativamente falando hehehe), então para ler uma só página, é necessário mais do que alguns minutos com o tomo, e isso foi um dos fatores que me fez demorar tanto para ler, já que só tenho grandes intervalos de tempo nos finais de semana – e este não é um livro particularmente fácil de ficar carregando por ai…

A leitura me desgastou tanto, que a resenha demorou um ano e meio para sair. Eu levei esse mesmo tempo para me dar coragem de ler o terceiro livro, do qual falarei em outra resenha. E embora esta série não seja na lista de potenciais livros favoritos da Mari, é muito bem escrita, e com certeza vale a leitura.

INGLÊS
Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac

PORTUGUÊS
Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac

Deixe um comentário

Arquivado em Resenhas da Feanari

Gostou do post, então comenta!