Um Autor de Quinta #101

Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile.

 Nossa coluna do Um Autor de Quinta já estava praticamente soterrada nas camadas de poeira, o que não é legal porque é sempre bom poder falar mais sobre um autor/autora, apresentar seu trabalho, trocar informações com outros leitores quiçá fãs e descobrir trabalhos vindouros e/ou produções associadas à sua obra. Então, vou assumir o compromisso de não deixar a coluna agonizar e trazer ao menos um post por mês. E, nada melhor do que começar com uma autora/quadrinista que mal conheci mas que já admiro pacas desde que caí de amores pela graphic novel Nimona. É sério, se você ainda não leu não perca mais tempo. E já aviso que este post explodirá em imagens (não poderia ser de outra forma).

Noelle Stevenson

 noelle_stevenson

Foto de Jody Culkin.

Noelle Stevenson nasceu em 31 de dezembro de 1991 em Columbia na Carolina do Sul, EUA. Ela se graduou no Maryland Institute College of Art e atualmente mora em Los Angeles.

Em 2012 Stevenson foi uma das expoentes do que mais tarde veio a ser denominado de The Hawkeye Initiative. Nas palavras da própria Stevenson o objetivo era:

“How to fix every Strong Female Character pose in superhero comics: replace the character with Hawkeye doing the same thing.”

Em tradução livre:

“Para corrigir toda pose de personagens femininas fortes nas revistas de super-heróis: substitua a personagem pelo Gavião Arqueiro fazendo a mesma pose. ”

De uma forma divertida e que logo se tornou viral, a hipersexualização das personagens femininas nas histórias em quadrinhos, livros, filmes e games foi exposto e colocado em discussão. Sabemos que ainda há muito para ser melhorado e que muita coisa ainda não mudou na forma de representar as personagens femininas nas HQs, mas a iniciativa continua ativa em seu papel de tentar conscientizar os leitores e artistas para que talvez produções alternativas e sem sexismo extremo passem a ser publicadas.

tumblr_mee07irbbp1qeqx7ko1_500tumblr_mee07irbbp1qeqx7ko2_400

Uma das contribuições da Noelle [Fonte].

 

Conhecida na web como Gingerhaze, antes de ser publicada Noelle era conhecida por suas fanarts que incluíam personagens de O Senhor dos Anéis e Doctor Who.

 4d99dabb280a9bf06dfbf278e4b06a9e

[Fonte]

nimona

O início da carreira na web não foi à toa, foi ali que ela encontrou ressonância em seus pensamentos, foi onde encontrou histórias sobre mulheres, escritas por mulheres e pensadas para o público feminino. Em 2012 ela decidiu colocar seu trabalho a prova, foi quando Nimona, a história de uma jovem metamorfa com o sonho de se tornar a comparsa do maior vilão do reino, começou a ser lançada semanalmente em seu Tumblr. Algo que ela começou mais como um exercício, para provar que era capaz de criar algo, alçou voos maiores quando a HarperCollins comprou os direitos de publicação antes mesmo da história ser finalizada e a publicou em 2015. O livro foi publicado aqui no Brasil no ano passado pela Editora Intrínseca.

lumberjanes_005_covera Em 2015 ela também começou a publicar em co-parceria com Grace Ellis, Shannon Watters e Brooke Allen a série em quadrinhos Lumberjanes (Boom! Studios) que acompanha as aventuras de cinco amigas que vão passar o verão num acampamento de escoteiros bastante peculiar. Por seu trabalho em Lumberjanes Noelle ganhou dois prêmios Eisner (conhecido como o Oscar dos quadrinhos) em 2015. A série Lumberjanes começou a ser publicada aqui no Brasil no final do ano passado pela Devir. Tanto Nimona quanto Lumberjanes já tiveram seus direitos de adaptação para o cinema comprados.

 

Pela Boom! Studios ela também participou da série de quadrinhos derivada da série de televisão da Fox Sleepy Hollow.

71q5ijmay8l

sh4

 

Desde 2015 Stevenson colabora com a DC Comics. São dela os desenhos e cores dos números 23 e 24 (reunidos no volume 2) da série Sensation Comics Featuring Wonder Woman em parceria com o roteirista James Tynion IV. A histórica traz Diana na adolescência e os traços são os já tão característicos da Noelle. Este foi o primeiro trabalho dela no universo da DC Comics. O ano de 2015 no final das contas foi bastante produtivo para a artista, que também passou a colaborar com a Marvel Comics como roteirista nas séries Thor Annual e Runanways.

 291263-_sx1280_ql80_ttd_

senww_23_300-008_hd_54d2c6eb85b225-36229610

 

 

detail

detail-1

 

Na TV Noelle colaborou com a segunda temporada da série animada Galáxia Wander (Wander Over Yonder) da Disney.

Outros trabalhos de Noelle Stevenson (publicados em seu website):

flagellus_0

Adventures of Doctor Flagellus Hurt

bulletpg1

 The Bullet

shadowflamepage1

The Shadow and The Flame

 

Links interessantes

Site Oficial 

Twitter 

Tumblr

Fanpage

 

Fontes:

http://www.slj.com/2015/12/interviews/interview-noelle-stevenson-on-webcomics-fanart-and-nimona

http://www.latimes.com/entertainment/herocomplex/la-ca-hc-noelle-stevenson-20150708-story.html

http://comicsalliance.com/noelle-stevenson-interview-nimona-lumberjanes/

http://www.dccomics.com/blog/2015/02/05/teenage-paradise-talking-wonder-woman-with-james-tynion-iv-and-noelle-stevenson

http://marvel.com/comics/creators/12475/noelle_stevenson

Compre aqui:

Cultura Amazon Submarino Saraiva Travessa Fnac Fnac
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Um Autor de Quinta

Uma resposta para “Um Autor de Quinta #101

  1. Pingback: Leia Mulheres: escritoras de ficção e mulheres no controle da própria história | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s