Coluna inspirada no Uma Estante de Quinta da Mi Muller do Bibliophile.
Nossa coluna do Um Autor de Quinta já estava praticamente soterrada nas camadas de poeira, o que não é legal porque é sempre bom poder falar mais sobre um autor/autora, apresentar seu trabalho, trocar informações com outros leitores quiçá fãs e descobrir trabalhos vindouros e/ou produções associadas à sua obra. Então, vou assumir o compromisso de não deixar a coluna agonizar e trazer ao menos um post por mês. E, nada melhor do que começar com uma autora/quadrinista que mal conheci mas que já admiro pacas desde que caí de amores pela graphic novel Nimona. É sério, se você ainda não leu não perca mais tempo. E já aviso que este post explodirá em imagens (não poderia ser de outra forma).
Noelle Stevenson
Foto de Jody Culkin.
Noelle Stevenson nasceu em 31 de dezembro de 1991 em Columbia na Carolina do Sul, EUA. Ela se graduou no Maryland Institute College of Art e atualmente mora em Los Angeles.
Em 2012 Stevenson foi uma das expoentes do que mais tarde veio a ser denominado de The Hawkeye Initiative. Nas palavras da própria Stevenson o objetivo era:
“How to fix every Strong Female Character pose in superhero comics: replace the character with Hawkeye doing the same thing.”
Em tradução livre:
“Para corrigir toda pose de personagens femininas fortes nas revistas de super-heróis: substitua a personagem pelo Gavião Arqueiro fazendo a mesma pose. ”
De uma forma divertida e que logo se tornou viral, a hipersexualização das personagens femininas nas histórias em quadrinhos, livros, filmes e games foi exposto e colocado em discussão. Sabemos que ainda há muito para ser melhorado e que muita coisa ainda não mudou na forma de representar as personagens femininas nas HQs, mas a iniciativa continua ativa em seu papel de tentar conscientizar os leitores e artistas para que talvez produções alternativas e sem sexismo extremo passem a ser publicadas.
Uma das contribuições da Noelle [Fonte].
Conhecida na web como Gingerhaze, antes de ser publicada Noelle era conhecida por suas fanarts que incluíam personagens de O Senhor dos Anéis e Doctor Who.
[Fonte]
O início da carreira na web não foi à toa, foi ali que ela encontrou ressonância em seus pensamentos, foi onde encontrou histórias sobre mulheres, escritas por mulheres e pensadas para o público feminino. Em 2012 ela decidiu colocar seu trabalho a prova, foi quando Nimona, a história de uma jovem metamorfa com o sonho de se tornar a comparsa do maior vilão do reino, começou a ser lançada semanalmente em seu Tumblr. Algo que ela começou mais como um exercício, para provar que era capaz de criar algo, alçou voos maiores quando a HarperCollins comprou os direitos de publicação antes mesmo da história ser finalizada e a publicou em 2015. O livro foi publicado aqui no Brasil no ano passado pela Editora Intrínseca.
Em 2015 ela também começou a publicar em co-parceria com Grace Ellis, Shannon Watters e Brooke Allen a série em quadrinhos Lumberjanes (Boom! Studios) que acompanha as aventuras de cinco amigas que vão passar o verão num acampamento de escoteiros bastante peculiar. Por seu trabalho em Lumberjanes Noelle ganhou dois prêmios Eisner (conhecido como o Oscar dos quadrinhos) em 2015. A série Lumberjanes começou a ser publicada aqui no Brasil no final do ano passado pela Devir. Tanto Nimona quanto Lumberjanes já tiveram seus direitos de adaptação para o cinema comprados.
Pela Boom! Studios ela também participou da série de quadrinhos derivada da série de televisão da Fox Sleepy Hollow.
Desde 2015 Stevenson colabora com a DC Comics. São dela os desenhos e cores dos números 23 e 24 (reunidos no volume 2) da série Sensation Comics Featuring Wonder Woman em parceria com o roteirista James Tynion IV. A histórica traz Diana na adolescência e os traços são os já tão característicos da Noelle. Este foi o primeiro trabalho dela no universo da DC Comics. O ano de 2015 no final das contas foi bastante produtivo para a artista, que também passou a colaborar com a Marvel Comics como roteirista nas séries Thor Annual e Runanways.
Na TV Noelle colaborou com a segunda temporada da série animada Galáxia Wander (Wander Over Yonder) da Disney.
Outros trabalhos de Noelle Stevenson (publicados em seu website):
Adventures of Doctor Flagellus Hurt
Links interessantes
Fontes:
http://www.slj.com/2015/12/interviews/interview-noelle-stevenson-on-webcomics-fanart-and-nimona
http://www.latimes.com/entertainment/herocomplex/la-ca-hc-noelle-stevenson-20150708-story.html
http://comicsalliance.com/noelle-stevenson-interview-nimona-lumberjanes/
http://marvel.com/comics/creators/12475/noelle_stevenson
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pingback: Leia Mulheres: escritoras de ficção e mulheres no controle da própria história | Blablabla Aleatório
Pingback: Leia Mulheres: a importância de termos mulheres produzindo quadrinhos | Blablabla Aleatório