Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil)

TurmadaMata_Capa

O nono volume do selo Graphic MSP traz a Turma da Mata em um trabalho de seis mãos: roteiro de Artur Fujita, arte de Roger Cruz e cor de Davi Calil. Acho que de todas as Graphic MSP lançadas até o momento, talvez seja esta a que menos fazia questão de ler e sobre a qual menos tinha expectativas. E isso, porque minhas lembranças da Turma da Mata (excetuando-se o Jotalhão por motivos óbvios) são praticamente inexistentes. Não lembrava, por exemplo, da característica original dos quadrinhos do Mauricio de inserir uma pitada de política nas histórias, e que o trio fez questão de resgatar em sua releitura. Minhas parcas lembranças podem ter sido o que me fez gostar do trabalho deles, então, não sei se para alguém que costumava acompanhar as histórias originais a adaptação será bem recebida. Mas, o trabalho apresentado aqui, tem uma trama interessante e traços e cores que renderam uma HQ bastante colorida e bonita.

Em Turma da Mata – Muralha, um metal tão raro quanto rentável colocou a Turma da Mata e o reino de Leonino em lados opostos. Há muito tempo, o rei Leonino I encontrou numa montanha uma grande mina de Calerium. Um metal raro e com aplicações que propiciaram o desenvolvimento da era do vapor e o surgimento de invenções com a nau voadora. Para proteger o tesouro, Leonino mudou seu reino para a montanha e a cercou com uma imensa muralha. O acesso à cidade é apenas pelo céu (com as naus voadoras) e a ganância pelo metal levou Leonino a capturar moradores da Mata e escravizá-los para trabalharem nas minas. Inúmeras batalhas aconteceram ao longo dos anos e líderes de ambos os lados foram capturados e abatidos. Mas agora, a mina de Calerium de Monte Leon secou e a descoberta de uma nova mina na Mata, pode tornar a batalha iminente a maior e mais sangrenta de todas. É com esse pano de fundo que Fujta, Cruz e Calil nos reapresentam os personagens de Mauricio.

Jotalhão é um escravo em Monte Leon e que precisa fazer as pazes com seu passado e descobrir o guerreiro que há dentro de si. Rita Najura é uma formiga espiã, com uma coragem que supera seu tamanho e ótima em dar conselhos. Coelho Caolho também precisa superar as mágoas do passado, perdoar seu melhor amigo e defender a Mata, moradia de seus 118 filhotes! Raposão é um bom estrategista e Tarugo, um inventor muito esperto. Todo o histórico da Turma é trabalhado por meio de flashbacks que servem tanto para mostrar os relacionamentos entre alguns personagens, quanto para preencher os “buracos” da trama principal. E o fazem muito bem, o roteiro de Fujita é bem redondinho e não ficaram pontas soltas. Enfim, gostei do roteiro com uma trama política, de luta pela liberdade, de redescoberta do passado e de defesa da natureza perante os interesses econômicos. Vale a pena dar uma chance a releitura.

turma_da_mata_teaser

turma_da_mata_teaser2

turma-da-mata-muralha-preview-06

Títulos já lançados pelo selo:

1° Ciclo:

  • Astronauta – Magnetar (Danilo Beyruth) [Resenha]
  • Turma da Mônica – Laços (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) [Resenha]
  • Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) [Resenha]
  • Piteco – Ingá (Shiko) [Resenha]

2° Ciclo:

  • Bidu – Caminhos (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho) [Resenha]
  • Astronauta – Singularidade (Danilo Beyruth) [Resenha]
  • Penadinho – Vida (Paulo Crumbim & Cristina Eiko) [Resenha]
  • Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi & Lu Cafaggi) [Resenha]
  • Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil)
  • Louco – Fuga (Rogério Coelho)

Títulos anunciados:

  • Papa-capim (Marcela Godoy e Renato Guedes)
  • Mônica (Bianca Pinheiro)
  • Astronauta 3 (Danilo Beyruth)
  • Bidu 2 (Eduardo Damasceno & Luís Felipe Garrocho)

Compre aqui:

Cultura Submarino Saraiva Travessa Fnac
Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Lendo aleatoriamente, Resenhas da Núbia

2 Respostas para “Turma da Mata – Muralha (Artur Fujita, Roger Cruz & Davi Calil)

  1. Pingback: Louco – Fuga (Rogério Coelho) | Blablabla Aleatório

  2. Pingback: Mônica – Força (Bianca Pinheiro) | Blablabla Aleatório

Gostou do post, então comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s